A estreia do mesmo aconteceu no encontro frente ao SC Braga, realizado no Estádio António Coimbra da Mota, a 19 de abril, fim de semana que antecedeu os 40 anos da primeira vitória de Senna na Fórmula 1, alcançada precisamente a 21 de abril de 1985, no Autódromo do Estoril.
O quarto equipamento foi baseado no design do icónico capacete do piloto brasileiro, com as listas verde, amarela e azul-marinho, combinadas com o preto e dourado do Lotus 97T, monolugar com o qual conquistou a vitória. O preto é a cor dominante com os logótipos em relevo. No canto inferior direito destaca-se um bordado dourado, com a data do triunfo e a silhueta do circuito do Estoril. Do lado esquerdo, a indicação da edição limitada e numerada, personificada pelo gesto que o piloto utilizou quando alcançou a reta da meta e viu a bandeira axadrezada. Nas costas, o símbolo do legado de Ayrton Senna surge discretamente, também em dourado.
“O objetivo desta homenagem foi celebrar a forte ligação entre Cascais e Ayrton Senna, um verdadeiro ícone do desporto que escolheu Portugal como parte da sua vida. Receber este prémio da Liga Portugal enche-nos de orgulho e motiva-nos a continuar a criar iniciativas com significado, que elevem o nome do Estoril Praia”, referiu António Nobre, diretor de marketing do clube.
O impacto da iniciativa ultrapassou fronteiras, com destaque em meios de comunicação internacionais de países como Estados Unidos, Brasil, Argentina, Índia, Reino Unido, França, Alemanha e Itália, entre outros.
O projeto “Estoril Praia – Ayrton Senna” começou a ser desenvolvido na preparação da época 2024/25 e contou com a parceria da Colure Sports.