Mais

Faltou a cereja no topo do castelo: Vitória SC e SC Braga empatam dérbi

Paulo Oliveira perante Nélson Oliveira
Paulo Oliveira perante Nélson OliveiraOpta by Stats Perform/LUSA
Vitória SC e SC Braga não saíram do nulo no dérbi do Minho que marcou a 22.ª jornada do campeonato. Apesar das oportunidades e, claro, de todos os ingredientes deste clássico do futebol português, com 28.133 adeptos no Estádio D. Afonso Henriques, faltaram os golos para dar mais colorido ao duelo, que deixa o SC Braga com 44 pontos, a dois do FC Porto, no 4.º lugar, e o Vitória SC no sétimo posto, com 31 pontos.

Recorde as incidências da partida

Luís Freire, treinador do Vitória SC, repetiu o onze que empatou (0-0) em Famalicão, incluindo Handel, que cumpriu 100 jogos com a camisola do Vitória e foi homenageado pelo presidente do clube no relvado. Do lado do SC Braga, Carlos Carvalhal promoveu a titularidade de El Ouazzani, perante a baixa de última hora de Fran Navarro, com problemas físicos.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

O primeiro remate do dérbi pertenceu a Handel, aos 9 minutos, com desvio num adversário, resultando em canto. Aos 10' foi Nélson Oliveira, servido por Nuno Santos, a atirar por cima da barra, antes de Tiago Silva, aos 12', rematar forte mas para defesa de Hornicek. Aos 29' foi Nuno Santos a rematar cruzado, para Hornicek resolver.

A resposta do SC Braga surgiu em cima da meia hora, com Ricardo Horta a servir Roger que, descaído para a direita, rematou para bela intervenção de Bruno Varela. Aos 38 minutos ainda se gritou golo no D. Afonso Henriques, com Nélson Oliveira a marcar, mas o lance foi anulado por falta. Aos 40' Gharbi, de fora da área, atirou para defesa de Bruno Varela, antes de Samu, aos 42 minutos, desperdiçar o cruzamento de Tiago Silva.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

Para a segunda parte Carlos Carvalhal trocou de centrais, tirando o amarelado Arrey-Mbi para lançar Robson Bambu, que aos 57 minutos ficou igualmente condicionado com um cartão amarelo. Antes, aos 55', Villanueva cabeceou ao lado, após canto de Tiago Silva, e aos 56' Telmo Arcanjo atirou por cima, à entrada da área.

Aos 62 minutos Carlos Carvalhal voltou a mexer, lançando Diego Rodrigues e Racic nos lugares de Gharbi e João Moutinho, antes de El Ouazzani, aos 63', rematar de pé esquerdo para Bruno Varela segurar. Aos 67' respondeu Luís Freire, lançando João Mendes e Chuchu Ramírez para os lugares de Nuno Santos e Nélson Oliveira.

O SC Braga parecia satisfeito com o empate, o Vitória SC subia as linhas para o último quarto de hora. Para os últimos dez minutos, Luís Freire tirou o esgotado Handel para estrear o reforço Beni Mukendi, contratado ao Casa Pia, com Carlos Carvalhal a responder, lançando Gabri Martínez para o lugar de Gorby, aos 82'. Na reta final Luís Freire ainda lançou mais dois reforços, Vando Félix e Heverrton Santos, tirando Miguel Maga e Telmo Arcanjo, mas nem mesmo com quatro minutos de compensação o ingrediente (mais) especial surgiu: o golo, que aos 90+3' ficou a centímetros, com Chuchu Ramírez, ao segundo poste, a não conseguir desviar para a baliza o cruzamento de Samu.

Homem do jogo Flashscore: Tiago Silva (Vitória SC)

Estatísticas finais e destaques individuais da partida
Estatísticas finais e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform