Mais

Farioli comenta arbitragem, casamento com adeptos e Mora: "O Rodrigo está preparado para jogar"

Atualizado
Farioli falou em casamento com os adeptos
Farioli falou em casamento com os adeptosFC Porto

Leia abaixo as declarações do treinador do FC Porto, Francesco Farioli, na conferência de imprensa de antevisão à terceira jornada da Liga Portugal, frente ao Casa Pia, agendada para domingo, às 18:00.

Acompanhe aqui as incidências e o relato do encontro

Antevisão Casa Pia: "Mais do que escapar à despromoção, bateram o recorde de pontos do clube e fizeram bons resultados contra equipas grandes. Vêm de uma boa forma, com um treinador que está a fazer um grande trabalho na sua carreira, fez um excelente trabalho. Tem formas diferentes de jogar, jogadores no ataque com capacidade para se mexerem muito e procurarem os espaços certos para causar dano, são muito poderosos, bons cabeceadores... A qualquer momento podem gerar dificuldades, temos de estar bem preparados".

Atualização de Samu: "A situação está a ser avaliada diariamente, porque é uma lesão importante, mas com alguma esperança e fé há possibilidade de uma recuperação antes da pausa internacional. Mas é algo que é preciso avaliar dia-a-dia e com detalhes".

Acompanhe o relato através da app ou site
Acompanhe o relato através da app ou siteFlashscore

Casa Pia é um desafio diferente aos anteriores: "Quanto a uma possível estratégia diferente, o que vi até agora do Casa Pia na Liga, na pré-época e do jogo do ano passado, é uma equipa que altera a sua forma durante os momentos de jogo. Há alguns em que defende mais baixo, outros em que são mais agressivos, fizeram-no a época passada contra equipas grandes. Preparamos o jogo de acordo com os diferentes cenários, com a capacidade de ler o momento. Mencionou as bolas paradas, são uma ameaça durante o jogo, vamos trabalhar da melhor forma possível para conseguir os três pontos".

Luuk de Jong apto para 90 minutos?: "O Luuk jogou a um bom ritmo na última jornada, foram cerca de 74 minutos. Por isso, está a ficar mais próximo de jogar os 90 minutos. Na época passada fez muitos jogos consecutivos, de três em três dias, por isso acredito que esteja perto de jogar os 90 minutos".

Interesse saudita em Rodrigo Mora: "Temos de estar preparados para enfrentar os diferentes cenários do mercado. Neste caso, temos de respeitar a decisão de não entrar em detalhes de jogadores que possam estar para chegar e que possam estar para sair. Precisamos de respeitar os jogadores dos outros clubes, os nossos jogadores e especialmente o jogo de amanhã. No mercado há coisas que podes controlar e outras que não, não preciso de entrar em mais detalhes. O que posso dizer sobre o Rodrigo é que está preparado para jogar amanhã".

Adaptação com Luuk de Jong: "É uma boa pergunta. É verdade que o Luuk e o Samu são dois bons avançados, com diferentes características. O Samu ataca mais a profundidade, o Luuk é mais um homem-alvo, mas há coisas em comum. Há pequenas diferenças que precisamos de ajustar na forma como jogamos para os colocar na melhor posição possível. Sabemos o que o Luuk de Jong nos dá, mas não quero dizer tudo na conferência de imprensa". 

Arbitragem na última partida teve nota negativa: "Não sei se isso é uma pergunta ou uma afirmação... Tenho muitas coisas a fazer como treinador e não é o meu lugar comentar tudo e qualquer episódio. Há pessoas na Federação cujo trabalho é avaliar os árbitros. Da minha parte, sou ativo numa certa linha, mas também muito respeitador, porque acho que todas as partes precisam de se ajudar mutuamente para elevar o nível de competição. Não tenho nenhum comentário sobre o árbitro do último jogo".

Interesse em El Karouani: "É um bom jogador, mas não é, de todo, um alvo para nós".

Entusiasmo dos adeptos: "Mais uma boa pergunta, duas seguidas, parabéns. É uma linha muito ténue. O entusiasmo é algo que precisamos de concretizar e colocar a lenha no fogo diariamente. Se pensarmos de onde viemos em poucas semanas, os sentimentos e as emoções da equipa que mudaram, isto vem do trabalho árduo dos jogadores, mas também da fé e crença dos adeptos. Desde o primeiro dia aqui senti uma boas-vindas incríveis e o desejo de colocar o FC Porto onde merece estar. Vamos ter lotação esgotada outra vez amanhã, esperemos ter mais uma conferência de imprensa a anunciar isso... As coisas andam de mãos dadas, enquanto os adeptos estiveram connosco é mais fácil ver um certo nível de performance porque os jogadores sentem o apoio e a paixão do Dragão. O que os jogadores colocam no campo ajuda a colocar um certo tipo de ambiente. É uma espécie de casamento que precisa de andar lado a lado, a expectativa é muito alta, a pressão também, mas também nos pode dar muito. Temos de ter a responsabilidade e o profissionalismo que isso exige".