Agora, o antigo treinador de guarda-redes da equipa técnica de Roberto de Zerbi está a ser fortemente associado como sucessor de Martín Anselmi nos dragões, segundo o jornalista italiano Gianluca Di Marzio. O transalpino foi o alvo preferido em janeiro para render Vítor Bruno, mas preferiu ficar no Ajax onde estava a lutar pelo título, que acabou por perder na reta final.
O maior desafio porém, além de ter de convencer o técnico de 36 anos a aceitar o projeto portista, é chegar a um entendimento com o ainda treinador do FC Porto, que não está disposto a aceitar um acordo para rescindir o contrato.
Francesco Farioli é visto como um dos mais promissores treinadores europeus, tendo iniciado a carreira de treinador principal no Karagumruk, da Turquia, saindo depois para o Alanyaspor. Essas duas experiências foram suficientes para o Nice lhe dar uma oportunidade, tendo conduzido o clube ao quinto lugar da Ligue 1, em 2023/24.
O maior desafio da carreira chegou na última temporada: tentar reerguer o Ajax depois de uma temporada histórica pela negativa. Farioli esteve muito perto de se tornar campeão logo na primeira temporada, mas perdeu uma vantagem de nove pontos a cinco jornadas do fim, o que acabou por ditar a saída do clube, apesar de ter cumprido o objetivo da qualificação para a Liga dos Campeões.