Mais

Farioli: "Estamos longe da realidade, mas devemos estar orgulhosos de amedrontar adversários"

Atualizado
Farioli: "
Farioli: "ESTELA SILVA/LUSA

Leia abaixo as declarações do treinador do FC Porto, Francesco Farioli, após a vitória por 1-2 no terreno do Moreirense, no fecho da nona jornada da Liga Portugal.

Recorde aqui as incidências do encontro

Análise: "Viemos jogar a um campo onde o Moreirense tinha vencido todos os jogos. Sabíamos da dificuldade, contra uma equipa a defender em bloco baixo, sem dar nada, um campo pequeno... Dificuldades normais. Temos de considerar o facto de que o processo de reconstrução não vai acabar após 16 semanas, estamos longe da realidade. Não nos podemos esquecer de onde viemos, é um resultado importante e vamos em frente".

Chama da equipa: "Jogamos com muito desejo de sofrer e puxar pela realidade. O verdadeiro comentário a estes quatro meses de trabalho é que as equipas voltaram a temer o FC Porto, a jogar baixo, a defender na sua própria metade. Essa é uma boa mensagem para nós, devemos estar orgulhosos de causar medo aos adversários". 

Semana limpa antes de jogo difícil com o SC Braga: "Agora temos tempo, seis dias, para analisar bem uma equipa em grande forma na Europa e na Liga. Temos de estar prontos, vai ser um jogo difícil e temos de nos preparar da melhor forma possível".

Leia aqui a crónica da partida

Conferência de imprensa: 

Sabíamos que era difícil jogar aqui. O Moreirense tinha vencido todos os jogos aqui, num campo não muito grande. É um campo onde é preciso maximizar todas as oportunidades de que dispomos.

Estamos a entrar numa fase diferente. As equipas já temem o FC Porto e começam a defender cada vez mais atrás. No início (da época), as equipas tinham mais disponibilidade para nos pressionar. É normal que os jogos fiquem mais equilibrados. Temos de continuar a trabalhar o nosso processo.

Nos últimos jogos, enfrentámos adversários que abdicam da bola. Isso diminui o ritmo do jogo. Temos de encontrar soluções para nos impor aos adversários. Por um lado, temos de estar contentes pelo facto de as equipas jogarem com cautelas frente ao FC Porto. No próximo fim de semana, vamos defrontar um Sporting de Braga que está a ‘brilhar’ na Liga Europa e a crescer no campeonato.

Estou muito contente com o Deniz (Gul). Ele precisa de ter confiança. Está a ter cada vez mais minutos e justificou hoje a aposta com o golo para ganharmos.

O Rodrigo (Mora) está a trabalhar muito. Já o congratulei pela forma como está a treinar-se. Esta equipa vai precisar muito dele ao longo da época, é uma questão de tempo. Hoje, entrou e deu um contributo muito importante. Houve momentos em que perdeu a bola e batalhou para a recuperar".