Francesco Farioli aludiu às estatísticas à quarta pergunta da conferência de imprensa, esta sexta-feira, quando confrontando com o facto de ter vencido todos os clássicos dos Países Baixos na época passada, ao serviço do Ajax.
"Passado é passado. São boas memórias. Agora é sobre o presente. O presente é o Sporting, vai ser um cenário diferente. Vamos preparar o jogo com a mesma atenção. Foi um jogo mais complicado de preparar, temos de ver vários jogos quando os adversários estão com 11. Nos últimos jogos, foi difícil ver os adversários com 11 diante do Sporting. Em um terço dos jogos, jogaram contra 10 jogadores. Preparámos todos os cenários, em inferioridade também, só pelo sim pelo não", afirmou Francesco Farioli.
Recorde a conferência de imprensa
"Desde que o Rui Borges chegou, de 23 jogos, em 7, ou em um terço dos jogos, jogaram contra 10 jogadores", adiantou o treinador do FC Porto.
Ora olhando aos dados, e desde 26 de dezembro do ano passado, dia em que Rui Borges assumiu o comando técnico do Sporting, os leões sofreram sete expulsões, contra apenas quatro por parte do FC Porto. Quanto aos adversários, o Sporting jogou contra dez em sete ocasiões, enquanto o FC Porto viu oito expulsões por parte do adversário.

Olhando, apenas e só, aos clássicos entre FC Porto e Sporting, nas últimas quatro deslocações ao Dragão, os leões sofreram cinco expulsões. Ainda há um ano, houve também um clássico à 4.ª jornada, em Alvalade, sendo que nas três primeiras rondas de 2024/2025 os dragões jogaram sempre em superioridade numérica.
“Nos últimos jogos, foi difícil ver os adversários com 11 diante do Sporting. Desde que o Rui Borges chegou, de 23 jogos, em 7, ou em 1/3 dos jogos, jogaram contra 10 jogadores", referiu Francesco Farioli.
Na época passada, sob o comando técnico de Vítor Bruno e Martín Anselmi, foram onze as vezes que o FC Porto jogou em superioridade numérica. Ou seja, o tal 1/3 dos jogos a que Farioli fez referência, em relação ao Sporting.
Olhando mais atrás, às últimas cinco temporadas em jogos da Liga, os números são igualmente claros: em 2020/21 o FC Porto jogou mais 46 minutos em superioridade numérica que o Sporting, na época seguinte os minutos subiram para os 432 minutos; em 2022/23 desceu para 84 minutos do FC Porto com mais superioridade numérica que o Sporting. Na temporada 2023/24 foi o clube de Alvalade que esteve mais tempo em superioridade numérica, relativamente às partidas realizadas pelo FC Porto, superando os dragões em 42 minutos.
Na última época, a vantagem passou a ser para o FC Porto, com 238 minutos. Assim, feitas as contas, o FC Porto jogou mais 758 minutos em superioridade numérica do que o Sporting nas últimas cinco épocas, em jogos do campeonato.