Mais

FC Porto assina parceria de 12 anos com o Coimbra Sports, do Brasil

Ricardo Guimarães, presidente do Coimbra Sports, com André Villas-Boas
Ricardo Guimarães, presidente do Coimbra Sports, com André Villas-BoasFC Porto
O FC Porto assinou esta terça-feira uma parceria com o Coimbra Sports, clube do Brasil. O acordo é válido por 12 anos e, segundo a nota informativa divulgada pelos dragões no seu site, "abrange todas as equipas de formação do Coimbra Sports - o novo parceiro de referência no Brasil, onde o FC Porto passará a ter um coordenador técnico responsável pela implementação das metodologias de treino e pela definição do plano de formação do clube".

"O FC Porto estabeleceu uma nova parceria estratégica no Brasil. O acordo de cooperação com o Coimbra Sports prevê que os portistas participem em todas as decisões estruturantes do clube mineiro, nomeadamente as relacionadas com a estratégia de formação, prospeção de talentos e recrutamento, a ocupação de cargos executivos e desportivos ou as questões orçamentais. Os Dragões ficarão também responsáveis pela reformulação da imagem e dos sinais distintivos do Coimbra Sports - como o nome, o logotipo e as cores do novo parceiro", referiu o FC Porto, acrescentando que "este acordo de cooperação tem como objetivo promover o desenvolvimento pessoal e profissional de atletas e treinadores de futebol, nomeadamente através das escolas Dragon Force e do FC Porto Football Sciences Institute, de modo a aperfeiçoar a formação teórica, prática, individual e coletiva".

"O protocolo permite expandir a marca FC Porto e aplicar a metodologia de formação azul e branca no Brasil, com especial enfoque no mercado de talentos locais. A parceria visa ainda fortalecer os laços comerciais e desportivos entre as partes, tendo em vista a criação de uma plataforma que permita valorizar e transferir jogadores, gerando benefícios mútuos", pode ler-se ainda na nota oficial dos dragões.

A cerimónia de assinatura do protocolo contou com a presença dos presidentes dos dois clubes, André Villas-Boas e Ricardo Guimarães, do diretor da formação do FC Porto, José Tavares, e do diretor-geral do emblema brasileiro, Leonardo Franchi.

Por Record

André Villas-Boas destacou a importância que tem para o FC Porto a parceria estabelecida com o Coimbra Sports, do Brasil, apontando ao potencial do mercado brasileiro a todos os níveis. 

André Villas-Boas (presidente do FC Porto)

"É um verdadeiro celeiro de talentos do futebol internacional. Mas, sobretudo, uma parceria que diz muito pela pessoa que temos aqui ao nosso lado, o Ricardo Guimarães, uma pessoa que significa muito para o FC Porto. Um verdadeiro amigo e um Dragão de Honra do FC Porto e daí toda a representatividade do BMG neste museu.  Vamos crescer nesta parceria que é desportiva, que é social, que é educativa, que é estratégica, pelo facto de a marca FC Porto assentar bem forte no Brasil, em Belo Horizonte e em Minas Gerais. Mas também com o objetivo de descobrir novos talentos, trazê-los para o FC Porto e formá-los cá. E estamos confiantes de que vamos conseguir potenciar todo o talento que aparece no Brasil fruto desta associação com o Coimbra. O nível desportivo é sempre o mais importante. Com esta parceria dão-se início a muitas outras, que estamos para fechar em breve, noutras geografias, noutros mercados. Cada uma com a sua particularidade, umas mais comerciais, outras mais desportivas, esta é mais desportiva e formativa. O FC Porto liderará todo o processo técnico e formativo dos jovens do Coimbra, com uma direção técnica de uma pessoa apontada por nós, com muita preocupação não só sobre a formação, mas também sobre o scouting e a deteção de novos talentos para o Coimbra. Há um primeiro desenvolvimento no Coimbra, que é formativo, e depois todos esperamos que haja essa passagem para FC Porto e a continuação da sua formação aqui em Portugal. Dá-se início ao crescimento da marca FC Porto e não poderia ser de outra forma, se não com o Ricardo Guimarães, com o Coimbra e com tudo o que ele representa para nós."

Ricardo Guimarães (presidente do Coimbra Sports)

"É um passo muito importante na vida do Coimbra ter uma parceria desta dimensão com um clube mundialmente conhecido como o FC Porto. Temos como objetivo procurar a excelência, já que queremos fazer um trabalho no Brasil de prospeção. O Brasil é um viveiro de atletas e nós queremos juntar essa oportunidade que temos com a metodologia de sucesso que existe no FC Porto. Acredito que vai ser uma parceria boa para ambas as partes. Estamos a falar de um objetivo grande que é um dia podermos ver os jovens do Coimbra Sports nos maiores palcos da Europa, inclusive de Dragão ao peito. Ter a oportunidade de utilizar o nome do FC Porto no Coimbra vai ser um enorme chamariz para a captação de jovens atletas do Brasil e a metodologia que o FC Porto vai implantar lá vai permitir-nos formar jogadores com capacidade para jogar nos melhores clubes da Europa e, quem sabe, ter vários no FC Porto."

José Tavares (diretor da formação do FC Porto)

"É uma parceria importante para nós porque é com um parceiro forte, honesto, rigoroso, que gosta muito de fazer as coisas bem feitas e que nos permite estar no Brasil, onde há tanto talento, criatividade e um enorme potencial para que o FC Porto possa partilhar o seu conhecimento, metodologia e para que juntos consigamos trabalhar para o sucesso do clube. O FC Porto é um dos maiores clubes mundiais. É reconhecido a nível da formação por desenvolver e encontrar talento e por ser capaz de aculturar o próprio talento para outros níveis. Quando uma entidade tão grande como o Coimbra Sports, que hoje nasce em parceria com o FC Porto, é de assinalar que, em conjunto, queremos contribuir para que as instituições consigam crescer, consigam desenvolver-se e consigam dar ao mundo algo que ainda não foi mostrado. No fundo, nós queremos que esta parceria nos leve para locais a que ainda não fomos capazes de ir. Queremos encontrar, nas raízes do Brasil, aqueles jovens que merecem as oportunidades, que podem vir a brilhar e acreditar em jogar no FC Porto, ganhar títulos, alcançar sonhos e ajudar as suas famílias e comunidades."