Mais

FC Porto-Benfica: Águias podem superar melhor sequência de resultados da época

Benfica procura subir à liderança isolada da Liga
Benfica procura subir à liderança isolada da Liga SL Benfica
O Benfica visita no domingo o FC Porto após igualar a sua melhor série na Liga Portugal, com oito triunfos consecutivos, uma sequência de resultados positivos que tentará superar no Estádio do Dragão.

Siga aqui as incidências da partida

Numa época iniciada com o treinador alemão Roger Schmidt, campeão em 2022/23 e despedido à quarta jornada, foi Bruno Lage quem pegou nas águias em setembro, no que foi um regresso ao clube, com o qual tinha sido campeão, em 2018/19.

Depois dos tropeços iniciais, derrota com Famalicão (2-0) e empate com Moreirense (1-1), em quatro jogos, e sem margem de erro para Schmidt, no seguimento de uma temporada de franca quebra de qualidade exibicional, Lage devolveu esperança aos adeptos.

O regresso do antigo treinador, com carreira também na formação encarnada, teve o efeito desejado, com Bruno Lage a encarrilar a equipa para melhores exibições entre setembro e dezembro, algumas com nota artística.

A forma recente do Benfica
A forma recente do BenficaFlashscore

Entre as oito vitórias nesse período, as águias venceram quatro vezes com goleada, uma das quais ao FC Porto, com uma inesperada vitória por 4-1 e quando os encarnados estavam há 52 anos, desde 1972, sem marcar quatro ou mais golos ao rival.

Foi o melhor período da equipa na época em curso, com uma sequência de resultados em que marcou 26 golos (média de 3,25 por jogo) em oito jogos e sofreu apenas quatro.

Atualmente, a equipa leva as mesmas oito vitórias seguidas, entre início de fevereiro e início de abril, mas com pior registo nos golos marcados e sofridos (22-8).

Entre os dois blocos de vitórias, os encarnados tiveram a pior fase da época na transição do ano, já depois de sofrerem um inesperado empate no meio de dezembro, na visita ao AVS (1-1).

O calendário do Benfica
O calendário do BenficaFlashscore

Nos últimos dias do ano, Lage teve a sua primeira derrota para o campeonato, com a equipa a cair na visita ao rival Sporting (1-0), mas pior foi a sequência de mais dois desaires em pouco espaço de tempo.

Na jornada seguinte voltou a perder, em casa com o SC Braga (2-1) e duas depois, ainda mais imprevisível foi a derrota, com estrondo, na visita ao Casa Pia (3-1).

No espaço de quatro rondas, o Benfica perdeu nove pontos em 12, mas aos encarnados valeu o igual fraquejar do Sporting entre a saída de Ruben Amorim, a entrada de João Pereira, e nova mudança para Rui Borges, com os leões a perderem 16 pontos com os novos treinadores.

Os turcos Orkun Kökçü, reanimado com Lage, e Kerem Aktürkoglu foram valias importantes na primeira metade da época, enquanto o goleador grego Vangelis Pavlidis subiu de rendimento já este ano, com seis dos seus 10 golos desde fevereiro.

Lage tem contado também com o suíço Amdouni como o suplente mais eficaz, com quatro golos a sair do banco e no mercado de inverno a equipa ganhou reais reforços com Bruma (ex-SC Braga), Andrea Belotti e Dahl, cedidos por Como e Roma, respetivamente.

O clássico de domingo entre FC Porto e Benfica tem início às 20:30 e terá arbitragem de João Pinheiro, da Associação de Futebol de Braga.

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore