Mais

FC Porto-Benfica: Drulovic espera um jogo repartido em que “detalhes podem decidir”

Última vitória do FC Porto na Liga foi em Arouca
Última vitória do FC Porto na Liga foi em AroucaESTELA SILVA/LUSA

Ljubinko Drulovic, ex-jogador de FC Porto e Benfica, perspetiva um clássico equilibrado entre dragões e águias, decidido nos pormenores, a encerrar a oitava jornada da Liga Portugal, no domingo.

Siga as incidências da partida

Extremo dos azuis e brancos entre as temporadas 1993/94 e 2000/01 e dos encarnados entre 2001/02 e 2002/03, o antigo internacional pela ex-Jugoslávia adiantou que os nortenhos, líderes do campeonato, com 21 pontos, começaram melhor a época e vão “fazer tudo para ganhar” em casa, enquanto os lisboetas, terceiros, com 17, estão a mudar após José Mourinho render Bruno Lage no comando técnico.

“Vai ser um grandíssimo jogo de futebol. Com Mourinho, o Benfica é uma equipa totalmente diferente. Notou-se contra o Chelsea (derrota por 1-0, para a Liga dos Campeões). Estava muito melhor em termos de atitude e de qualidade. O Porto está ótimo no campeonato. Vamos ter um jogo muito repartido. Os detalhes vão decidir quem vence”, referiu, em declarações à Lusa.

Autor de 65 golos e 113 assistências em 327 jogos oficiais pelo FC Porto, onde se notabilizou pela precisão dos cruzamentos, Drulovic enaltece a capacidade do treinador italiano Francesco Farioli para criar “uma equipa forte” em três meses de trabalho, a seu ver habilitada para lutar pelo título que escapa aos dragões desde 2021/22.

A forma do FC Porto
A forma do FC PortoFlashscore

“O FC Porto está a jogar bem em termos ofensivos. É uma equipa equilibrada com muita energia, com muita qualidade. Tem boas soluções: quando alguns jogadores não podem jogar, entram outros e praticamente não muda nada. (…) Se continuar assim, vai ser um sério candidato ao título em Portugal, juntamente com Benfica e Sporting”, realça.

O ex-jogador sérvio rumou depois à Luz, onde marcou seis golos e realizou oito assistências em 54 partidas, numa equipa hoje orientada por um treinador que, a seu ver, mantém a ambição de juntar títulos aos 26 que conquistou como treinador principal, numa carreira iniciada há 25 anos, precisamente no Benfica.

Mourinho é um vencedor, que sabe melhor do que ninguém ganhar troféus. O campeonato português vai ser novamente competitivo neste ano, mas este início de época não foi bom para a equipa do Benfica, porque mudou de treinador. Com Mourinho, o Benfica vai ser uma equipa à maneira dele e muito competitiva”, vaticina.

Ljubinko Drulovic trabalhou com Mourinho nas épocas 1994/95 e 1995/96, período em que o setubalense foi adjunto do inglês Bobby Robson, e recorda um profissional “muito inteligente”, com um “grande potencial”, que é “talvez o melhor treinador português de sempre”, até por abrir a porta do estrangeiro a técnicos compatriotas.

A forma do Benfica
A forma do BenficaFlashscore

Dos 21 clássicos que disputou, 18 pelos azuis e brancos e três pelos encarnados, aquele de que guarda a melhor recordação data precisamente de 05 de março de 1995, no antigo Estádio das Antas, quando marcou o golo que valeu o triunfo da sua equipa, por 2-1, rumo ao primeiro título do pentacampeonato.

“Foi uma grande satisfação da minha parte fazer parte destes jogos. São os melhores do campeonato português, com estádios cheios e um ambiente fantástico. A passe do Rui Barros, marquei golo ao Michel Preud'Homme, o guarda-redes do Benfica. Este golo foi muito importante. Todos saltaram para cima de mim: o Mourinho, o Yuran”, lembra.

Ao serviço do Benfica, Drulovic jogou em duas ocasiões com o FC Porto treinado por José Mourinho, perdeu em ambas e recorda “uma equipa forte”, “praticamente imbatível em casa”, com “qualidade de jogo”, sustentada por jogadores que se sagraram bicampeões nacionais (2002/03 e 2003/04) e ainda venceram a Taça UEFA (2002/03) e a Liga dos Campeões (2003/04).

Vencedor de quatro Taças de Portugal e de cinco edições da Supertaça nos dragões, além de se sagrar pentacampeão, o ex-jogador, de 57 anos, admite que o special one pode ser assobiado por alguns adeptos portistas, ao regressar ao Estádio do Dragão como treinador de um rival, mas crê que a maioria vai respeitar o seu historial nos azuis e brancos, no desafio agendado para as 21:15.

“A maioria dos sócios (do FC Porto) vai receber bem, porque Mourinho merece isso. Teve épocas fantásticas. As pessoas vão respeitar isso. Algumas pessoas vão assobiá-lo, mas isso é a vida de um profissional. Algumas pessoas não gostaram da ida dele para o Benfica, mas, pelo que fez no FC Porto, merece todo o respeito”, antecipa.

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore