Mais

FC Porto investe e adquire totalidade do passe de Samu

Atualizado
Samu custou um total de 32 milhões de euros ao FC Porto
Samu custou um total de 32 milhões de euros ao FC PortoFC Porto
O FC Porto passou a ser detentor da totalidade dos direitos económicos de Samu, avançado internacional espanhol que foi contratado ao Atlético de Madrid na temporada 2024/25.

Nem só de caras novas se faz o mercado de transferências do FC Porto. Os dragões adquiriram, junto do Atlético de Madrid, os restantes 35 por cento do passe de Samu.

Depois de investir cinco milhões de euros para a compra de 15 por cento do passe do avançado no passado mês de maio, o FC Porto adquiriu agora a totalidade dos direitos económicos do jogador.

Para isso, a direção presidida por André Villas-Boas pagou mais cinco milhões de euros por 15 por cento do passe de Samu, algo que já estava estipulado no acordo assinado inicialmente, e negociou os restantes 20 por cento, que custaram sete milhões de euros aos dragões.

Contas feitas, o FC Porto pagou um total de 32 milhões de euros pelo jogador, que chegou à cidade Invicta no verão passado, por 15 milhões de euros por metade do passe, o que faz com que o espanhol seja mesmo a contratação mais cara da história do futebol português, superando os 25 milhões fixos, mais cinco em variáveis, pagos pelo Benfica por Kokçu.

Os números de Samu
Os números de SamuFlashscore

Na primeira época no FC Porto, Samu teve uma época de altos e baixos, mas apresentou números interessantes - 27 golos em 45 partidas - que valeram mesmo a estreia na seleção principal de Espanha.

Leia o comunicado do FC Porto na íntegra:

"O FC Porto exerceu a segunda opção de compra prevista no contrato de transferência com o Atlético de Madrid para a aquisição, a título definitivo, de 15% dos direitos económicos de Samu Aghehowa pelo valor total de 5 milhões de euros. 

Mais se informa que, no âmbito do exercício antecipado desta opção de compra - e na sequência das negociações decorridas nas últimas semanas entre os dois clubes -, o FC Porto acordou com o Atlético de Madrid a aquisição adicional de 20% dos direitos económicos que permaneciam na posse do Atlético de Madrid pelo valor de 7 milhões de euros, pelo que o FC Porto passa a deter 100% dos direitos económicos do jogador.

Desde que chegou à cidade Invicta, Samu realizou 45 jogos, marcou 27 golos e fez três assistências com a camisola portista, estreou-se pela seleção principal espanhola em novembro e foi eleito o Melhor Avançado e o Jogador do Mês da Liga Portugal em dezembro. Terminou a primeira época no FC Porto como o segundo melhor marcador do campeonato (19) e da Liga Europa (6)".