Mais

FC Porto-Sporting: Anselmi sem dois titulares influentes, Rui Borges renovou baliza

Rui Silva assumiu titularidade da baliza do Sporting
Rui Silva assumiu titularidade da baliza do SportingMANUEL FERNANDO ARAUJO/LUSA
O FC Porto transferiu dois dos futebolistas mais preponderantes no final da janela de inverno, enquanto o líder Sporting chega ao clássico da 21.ª jornada da Liga com um novo guarda-redes e numa incessante onda de lesões.

Acompanhe as incidências da partida

Com 110 milhões de euros (ME) acumulados nos últimos quatro dias do segundo período de inscrições da temporada, os dragões venderam o médio espanhol Nico González ao tetracampeão inglês Manchester City por 60 ME e o extremo esquerdo brasileiro Galeno aos sauditas do Al-Ahly por 50 ME, uma dupla com impacto em 40% dos golos portistas.

Nico fez sete golos e cinco assistências em 29 jogos, menos dois do que Galeno, com 12 tentos e três passes para golo, num pódio de influência encabeçado pelo ponta de lança espanhol Samu, que já faturou por 18 vezes esta época e é o segundo melhor marcador da Liga, com 13 remates certeiros, atrás dos 22 do sueco Viktor Gyökeres, do Sporting.

Os dois somaram 27 titularidades em 33 possíveis e alinharam pela última vez na quinta-feira, quando o treinador argentino Martín Anselmi se estreou com uma vitória na visita ao campeão israelita Maccabi Telavive (1-0), a última jornada da fase de liga da Liga Europa, que valeu a qualificação para o play-off de acesso aos oitavos de final.

Suplente não utilizado nessa partida e com utilização intermitente em 2024/25, o extremo espanhol Iván Jaime também deixou o clube no fecho do mercado, ao ser emprestado ao Valência, já depois da saída a custo zero do lateral esquerdo brasileiro Wendell rumo ao São Paulo e da cedência do ponta de lança espanhol Fran Navarro ao SC Braga.

O histórico de confrontos entre Sporting e FC Porto
O histórico de confrontos entre Sporting e FC PortoFlashscore

Em sentido oposto, as chegadas do médio argentino Tomás Pérez (ex-Newell's Old Boys, três ME) e do extremo brasileiro William Gomes (ex-São Paulo, nove ME) aconteceram a seguir à entrada de Anselmi, que, à terceira partida no FC Porto, vai se estreia na nova casa.

O mercado foi menos movimentado no Sporting, que preservou as principais figuras e só emprestou o extremo direito Marcus Edwards ao Burnley, numa vaga colmatada pelo brasileiro Gabriel Teixeira, mais conhecido por Biel, que chegou do Bahia por seis ME.

Cedido pelo Betis, o guarda-redes Rui Silva foi o primeiro reforço acolhido pelo treinador Rui Borges e destronou de imediato da baliza verde e branca o uruguaio Franco Israel, que, desde então, só atuou nas duas derradeiras jornadas da Liga dos Campeões, com o bósnio Vladan Kovacević na sombra, pois o internacional português não estava inscrito.

Rui Silva foi titular nos últimos três jogos para o campeonato e apenas sofreu na receção vitoriosa ao Farense (3-1), da 20.ª ronda, retornando ao seu país depois de ter competido sete épocas e meia no futebol espanhol, entre Granada (2017-2021) e Betis (2021-2025).

Oiça o relato no site ou na app
Oiça o relato no site ou na appFlashscore

Apesar de manter o núcleo do plantel intacto, o Sporting chega ao clássico na senda de várias lesões, a mais recente a afetar Geny Catamo, que saiu tocado ante o Farense e passou a ladear Pedro Gonçalves e Nuno Santos, de fora há meses, no boletim clínico.

Nesse encontro também não estiveram Hidemasa Morita, ao ressentir-se de problemas físicos anteriores, e Viktor Gyökeres, autor de 34 tentos em 33 jogos esta época e melhor marcador do campeonato, com 22 golos, cuja aptidão tem sido gerida por Rui Borges.

Nas últimas cinco partidas, o ponta de lança sueco somou uma titularidade, foi suplente utilizado em outras duas ocasiões e esteve de fora nos dois jogos mais recentes, sendo rendido por Conrad Harder.

O FC Porto, terceiro colocado, com 42 pontos, recebe o campeão nacional e líder isolado Sporting, com 50, na sexta-feira, a partir das 20:15, no Estádio do Dragão, no Porto, no encontro de abertura da 21.ª jornada da Liga.