Fica para a história: AFS conquista primeira vitória da época diante do Estoril

A festa dos jogadores do AFS na receção ao Estoril
A festa dos jogadores do AFS na receção ao EstorilOpta by Stats Perform/LUSA

Ao 22.º jogo na Liga Portugal, o AFS alcançou este domingo a primeira vitória da temporada, na receção ao Estoril, com um triunfo por 3-0. Na Vila das Aves, Diego Duarte abriu o marcador, aos 54 minutos, Tomané fez o segundo, aos 75', e Algobia fechou a festa, com o 3-0 aos 90+6'. Com este triunfo inédito o AFS chega aos 8 pontos, a sete do penúltimo, o Tondela, mas ainda a 12 pontos dos lugares de salvação.

Recorde as incidências da partida

João Henriques, treinador do AFS, repetiu o onze que perdeu com o Famalicão (3-1), na 21.ª jornada do campeonato, enquanto Ian Cathro, do lado do Estoril, apostou em Jandro em vez de Pizzi na equipa inicial.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

O AFS entrou sem receios e, depois de Paulo Vítor, aos 2', ter cruzado para Joel Robles segurar, aos 5' Diego Duarte cabeceou para bela defesa do guarda-redes do Estoril, mas com fora de jogo assinalado. Cinco minutos depois, num canto batido por Tunde, Alejandro Marqués quase marcou na própria baliza, mas em contra-ataque o Estoril ficou à beira do 0-1, com Jandro a rematar para a mancha de Adriel. Em cima do quarto de hora Holsgrove desmarcou Begraoui, que rematou ao lado mas em posição irregular.

Ao contrário da chuva, o jogo perdeu intensidade com o passar dos minutos, e só aos 29, com um remate de Guitane por cima, se voltou a ver balizas. Aos 36' foi Begraoui a atirar por cima e, aos 42', na marcação de um canto, Holsgrove colocou a bola diretamente nas mãos de Adriel.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

Sem substituições para a segunda parte, o Estoril até entrou melhor mas rapidamente o AFS equilibrou. Aos 52' Tunde deixou o primeiro aviso, aos 53' João Henriques acrescentou Ángel Algobia e Kiki Afonso, nos lugares de Gustavo Mendonça e Rivas, e um minuto depois o AFS colocou-se na frente do marcador: na sequência de um lançamento de linha lateral de Kiki Afonso, Diego Duarte rematou torto, a bola bateu em Pedro Amaral e, na recarga, o paraguaio assinou o 1-0.

Embalados pela vantagem, Kiki Afonso, aos 56', rematou por cima da baliza de Joel Robles, e aos 57 minutos Pedro Lima atirou forte, de pé esquerdo, com Ferro a desviar e a bola a bater na barra antes de sair para canto. 

O AFS estava por cima e Ian Cathro, aos 61 minutos, tirou Pedro Amaral e Jandro Orellana para apostar em Gonçalo Costa e Pizzi. Aos 65' Tunde, pela direita, rematou cruzado mas ao lado, antes de João Henriques voltar a mexer, lançando Perea no lugar de Pedro Lima, aos 68 minutos.

Aos 73' o Estoril ameaçou o golo do empate, com Holsgrove a cruzar para Alejandro Marqués, ao segundo poste, atirar à malha lateral, antes de Ian Cathro voltar a mexer, agora na ala direita, trocando Ricard Sánchez por Pedro Carvalho.

A verdade é que, a abrir o último quarto de hora, foi mesmo o AFS a marcar novamente, com Tomané, à entrada da área, a atirar rasteiro para bater Joel Robles e assinar o 2-0.

A vencer por 2-0, muito perto de conquistar a primeira vitória da temporada na Liga, João Henriques rapidamente meteu trancas à porta, apostando em Aderllan Santos numa defesa com três centrais, tirando Diego Duarte, além de refrescar na frente, com Nenê em vez de Tomané, autor do segundo golo. Respondeu Ian Cathro, apostando em Peixinho no lugar do desinspirado Rafik Guitane, antes de Nenê, aos 88', tentar um golo do... meio-campo, com a bola a sair por cima da barra do Estoril. Dentro dos oito minutos de compensação o Estoril ainda tentou, pelo menos, reduzir a desvantagem, mas foi o AFS a marcar uma vez mais, aos 90+6 minutos, quando Nenê serviu Algobia, que rematou cruzado para a estreia a marcar pela formação avense.

Com esta vitória, a primeira da temporada na Liga, o AFS chega aos 8 pontos, a sete do penúltimo, o Tondela, e ainda a 12 da salvação, o 15.º lugar, na posse do Rio Ave. Já o Estoril é 8.º, com 30 pontos.

Homem do jogo Flashscore: Tomané (AFS)

Estatísticas finais e destaques individuais da partida
Estatísticas finais e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform