Mais

Foi cinco estrelas: Estoril soma primeira vitória fora diante do Estrela da Amadora

Begraoui e Xeka estrearam-se a marcar pelo Estoril
Begraoui e Xeka estrearam-se a marcar pelo EstorilOpta by Stats Perform/LUSA

O Estoril alcançou este domingo a primeira vitória fora de casa da temporada, e a primeira de sempre no Estádio José Gomes, ao triunfar perante o Estrela da Amadora, por 2-4, e ultrapassar os tricolores na classificação. À meia hora os canarinhos já venciam por 0-3, com golos de Xeka, Begraoui e Tiago Gabriel, na própria baliza. André Luiz (57') e Rodrigo Pinho (70') ainda relançaram a partida mas Alejandro Marqués, aos 76', colocou um ponto final na discussão.

Recorde as incidências da partida

Depois do empate (1-1) diante do AVS, José Faria trocou apenas um jogador no onze do Estrela da Amadora, com Jovane Cabral a render o castigado Alan Ruiz, e mantendo a confiança em Igor Jesus, no último jogo do brasileiro pelos tricolores. Já do lado do Estoril, Xeka substituiu Zanocelo, lesionado de última hora, com Begaroui em vez de Alejandro Marqués, em relação ao onze que empatou com o Moreirense (2-2).

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

A partida na Reboleira começou a bom ritmo, com Nilton a cruzar aos 3', para Robles segurar, antes do Estoril responder, aos 4', com remate de Begraoui por cima. Aos 11' Jovane Cabral serviu Léo Cordeiro, mas ninguém respondeu ao cruzamento dentro da área canarinha. Em cima do quarto de hora surgiu o 0-1, após um tremendo erro de Bruno Brígido, que Xeka aproveitou, enchendo o pé para inaugurar o marcador.

Tentou responder o Estrela da Amadora mas, uma vez mais, diante da baliza, Léo Cordeiro, aos 19', não definiu da melhor forma.

A verdade é que, aos 25 minutos, e após Bruno Brígido ter negado o bis a Xeka, o médio do Estoril serviu Begraoui para o 2-0.

O Estrela acusou novo soco no estômago e, aos 31 minutos, Tiago Gabriel, após livre de Holsgrove na esquerda, desviou para a própria baliza.

Em meia hora, a equipa da Linha ganhava três golos de vantagem num estádio outrora fortaleza para os tricolores, e aos 40' quase dava contornos de goleada no Estádio José Gomes, quando Wagner Pina cruzou e o desvio de Danilo Veiga embateu no poste, impedindo novo auto-golo.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

Para a segunda parte José Faria juntou Rodrigo Pinho a Kikas na frente de ataque, em vez de Jovane Cabral, com Igor Jesus a fazer a sua despedida com apenas 45 minutos, substituído por Paulo Moreira. Já do lado do Estoril, Pedro Amaral substituiu Fabrício. A verdade é que, tal como no primeiro tempo, foi o Estoril a entrar mais forte e, aos 47 minutos, Begraoui a ficar perto do 4-0, com um remate à barra da baliza dos tricolores.

Antes da hora de jogo, porém, o Estrela da Amadora conseguiu reduzir, com André Luiz, aos 57 minutos, a dar a melhor sequência, de cabeça, ao cruzamento perfeito de Léo Cordeiro.

Aos 63' Bucca e Diogo Travassos substituíram André Luiz e Nilton Varela, no Estrela, com Marqués em vez de Hélder Costa, no Estoril, antes do regresso de Guitane à competição no Estoril, após o empréstimo ao SC Braga, lançado aos 69 minutos, tal como Jandro Orellana , para os lugares de Begraoui e Xeka.

E da primeira vez que tocou na bola, Rafik Guitane errou o passe e permitiu a Rodrigo Pinho isolar-se na frente de Joel Robles, picando a bola sobre o guarda-redes do Estoril. 2-3 aos 70 minutos, jogo relançado.

A verdade é que, ainda antes dos 80 minutos, o Estoril voltou a ser eficaz, com dois jogadores saídos do banco a fabricar o 2-4: aos 76 minutos Rafik Guitane desmarcou Alejandro Marqués que, na cara de Bruno Brígido, não perdoou. 

O Estrela da Amadora ainda arriscou, com Keliano no lugar de Rúben Lima, Rodrigo Pinho ainda voltou a tentar novamente a sorte, com remate ao lado aos 88 minutos, mas os três pontos voaram mesmo para a Amoreira, sobretudo graças a uma grande primeira meia hora da equipa de Ian Cathro.

Homem do jogo Flashscore: Xeka (Estoril)

Estatística final e destaques individuais
Estatística final e destaques individuaisOpta by Stats Perform