Mais

Frederico Varandas: "Nunca conseguimos ser o campeão do mercado, temos sido mais fortes a vencer títulos"

Frederico Varandas falou aos jornalistas
Frederico Varandas falou aos jornalistasProfimedia
Antes da Supertaça de Futsal, entre Benfica e Sporting, Frederico Varandas falou à imprensa. Abordou o mercado, a situação de Jota Silva, a despromoção de St. Juste à equipa B e os incidentes no jogo com o FC Porto, da quarta jornada da Liga Portugal.

Inquérito do Ministério Público ao Sporting-FC Porto: “Em relação a esse incidente estamos completamente tranquilos. O estádio foi vistoriado pela Liga, pela Proteção Civil, pelos bombeiros. Aquela infraestrutura está lá há mais de 20 anos. O que aconteceu é que há selvagens que não devem estar nos recintos desportivos. Basta ver as imagens, pontapearam aquilo várias vezes até partir. É uma questão para as entidades”.

Crítica do FC Porto pelos objetos atirados nos festejos: “O Sporting condena atitudes dos nossos adeptos ou outros. É coerente. Há uns tempos houve um ataque bárbaro cobarde a adeptos do FC Porto, agora houve 17 feridos, por selvagens que não podem estar em recintos desportivos. Agora comparar isto com algo que vejo em todos os jogos, que é atirarem coisas quando se está a festejar um golo, por amor de Deus”.

Jota Silva: “Nunca conseguimos ser o campeão do mercado. Nem em número de investimento, nem em número de jogadores, de jatos particulares, de aeroportos, contratações secretas, nunca conseguimos. Temos sido mais fortes a conquistar campeonatos. Foi um jogador identificado pelo nosso treinador, gostaria de o trazer para ter maior profundidade. Foi validado pela estrutura do Sporting e decidimos que era um dos alvos para ter mais profundidade. Isso obriga a um esforço financeiro que enquadrámos para um jogador de profundidade. Tínhamos o objetivo de empréstimo, esteve inegociável durante o todo mercado, pois era pedido 15 milhões de euros a que dissemos que não. No penúltimo dia, o Nottingham, no seu direito, recebeu uma proposta do Botafogo 19 milhões de euros pelo Jota Silva, dissemos ao nosso treinador que não havia nada a fazer. O Jota recusou essas propostas e já perto da meia-noite, 23:20 do último dia, finalmente o Nottingham aceita fazer um empréstimo nos nossos moldes, mas não nos nossos valores. Aceitámos o empréstimo de 4,5 milhões de euros, mais 2,5 milhões de euros de salários. Recebemos a documentação às 23:45, é praticamente impossível receber a documentação, assinar o contrato, digitalizar, meter na plataforma. O nosso departamento jurídico disse que ia ser praticamente impossível, dissemos que íamos tentar. Fez tudo o que se fez em 16 minutos que eu nunca pensei. Tenho de dar os parabéns ao departamento jurídico. Tentámos e não conseguimos. A documentação do Jota Silva não entrou, se me perguntam se voltava atrás e pagava 19 milhões de euros? Não. Não vale a pena criar novelas onde não há, o treinador nunca quis o Jota nas condições e que nos foi oferecido”.

Os números de Jota Silva
Os números de Jota SilvaFlashscore

Mercado: “Olho para uma ferramenta que é a mais fiável. O Sporting no ano passado era o plantel mais valioso do campeonato, fechado este mercado, não é que é novamente? A cerca de 80 milhões do segundo classificado. É preciso entender que o Sporting não ficou em terceiro lugar, ou em segundo. O Sporting é bicampeão e para entrar algum jogador ali tem que ser melhor que o Hjulmand bicampeão, que o Inácio bicampeão.... Esta época assisti que o Morten Hjulmand estava perdido para Itália e negou ‘n’ propostas a receber o triplo, Trincão na Arábia Saudita, Gonçalo Inácio na Arábia Saudita, Diomande no Crystal Palace… O Sporting tem uma forma de trabalhar que não muda por estar em ano de eleições. O Sporting já ficou em terceiro lugar nunca fizemos um all-in. No ano 2020/21 dizem que fizemos um all-in, investimos 30 milhões de euros. Agora, o Sporting faz pelo terceiro ano consecutivo o maior investimento da história. Este ano vendeu cerca de 100 milhões de euros, o Dário Essugo foi vendido no exercício 2024/25, tal como o Geovany Quenda. E investiu 75 milhões de euros, onde estão incluídos 11 milhões do resto do passe do Trincão. Temos o plantel mais caro e bicampeão. Acho que há falta de respeito por aquele grupo. Acham que alguém entra ali facilmente? Se tiver que entrar alguém por 40 milhões, assim seja”.

St. Juste: “Jogamos num sistema de um treinador que confiamos muito. Acreditamos muito neste sistema em que jogam dois centrais. Temos cinco centrais e ele é o quinto na hierarquia, não faz sentido ser o quinto central com aquele salário. Foi informado durante o mercado, recusou propostas. É o quinto central, foi para a equipa B”.

Conrad Harder: “Perdemos o Viktor Gyökeres, uma lenda deste clube, dos melhores da nossa história, e investimos 44 milhões de euros em dois avançados. E o segundo avançado hoje é um que está mais bem preparado do que o da época passada, que era o Harder. É jovem com muito potencial, mas tinha legítimas expectativas de ser titular”.

Os números de Harder
Os números de HarderFlashscore

Gyökeres: “Será sempre uma lenda deste clube. Foi dos melhores profissionais até acabar a época, é dos melhores jogadores da história do Sporting. Em relação aos agentes, não acho que eles são bons, são muito bons, fiz 90 milhões de euros e não paguei nenhuma comissão”.

Centikaya: “São 90 milhões de euros e 0 em comissões. Tenho as melhores recordações”.

Mensagem aos adeptos: “Sabemos como rola o campeonato, como rola as pressões. Vejam o escudo que os jogadores têm em campo: bicampeões nacionais. O nosso planeamento não mudou desde 2018 e ninguém ganhou mais que o Sporting. Os nossos jogadores só veem uma coisa à frente: tricampeonato”.