Grandes mais grandes? FC Porto, Sporting e Benfica igualam o melhor registo do século XXI

FC Portos e Benfica estão invictos
FC Portos e Benfica estão invictosSL Benfica

Concluída a primeira volta da Liga Portugal, os três denominados grandes em conjunto sofreram apenas uma derrota. Algo que só tinha acontecido em 2017/18 e que iguala o melhor registo deste século.

Numa época em que muito se tem falado da distância entre os três grandes e as restantes equipas da Liga Portugal, a primeira volta desta edição do campeonato parece confirmar essa supremacia. Em conjunto, FC Porto, Benfica e Sporting dobraram a 17.ª jornada com apenas uma derrota: o desaire leonino no clássico com os dragões, da quarta jornada (1-2).

Não é inédito, mas é apenas a segunda vez que acontece no século XXI. É preciso recuarmos até 2017/18 para encontrar registo semelhante, sendo que à época era o Benfica quem tinha sofrido a derrota: um deslize na sexta jornada contra o Boavista (2-1).

Mais distantes

Comparando os números de então é possível perceber que esta época a distância parece, de facto, ter aumentado. Quando entrámos na segunda volta de 2017/18, o Benfica, terceiro classificado, tinha uma vantagem de três pontos do SC Braga.

Avancemos até 2025/26 e o terceiro classificado é novamente o Benfica, mas desta feita a distância é de 11 pontos para o Gil Vicente.

O topo da Liga Portugal
O topo da Liga PortugalFlashscore

Intrusos no pódio

Tradicionalmente estamos habituados a associar os três grandes aos três primeiros lugares do pódio, mas nem sempre foi assim. Durante estas nove temporadas existiram quatro exceções.

A mais recente aconteceu em 2022/23, com o SC Braga a dobrar a primeira volta no segundo lugar (40 pontos), com o Sporting no quarto posto. Nesse ano, os três grandes somavam um conjunto de 8 derrotas (cinco dos leões, duas do FC Porto e uma do Benfica).

Em 2020/21, os arsenalistas estavam novamente envolvidos na luta pelo pódio. Chegavam no terceiro lugar com mais dois pontos que o Benfica. No cômputo geral, os grandes tinham cinco derrotas (três das águias e duas do FC Porto).

Um ano antes, em 2019/20, numa época marcada pela pandemia do COVID-19, era o Famalicão a grande surpresa. Os minhotos ocupavam o terceiro lugar com mais dois pontos que o Sporting. Os grandes registavam 9 desaires (seis dos leões, dois do FC Porto e um do Benfica).

Por último, em 2018/19, o SC Braga voltou a dobrar a primeira volta no pódio, com mais dois pontos que o Sporting. Os três grandes averbaram 9 desaires (quatro leoninos, três dos encarnados e dois dos dragões).

Objetivo

Se o recorde da primeira volta já foi alcançado, por saber fica se FC Porto, Sporting e Benfica vão manter o ritmo e bater o registo de menor número de derrotas dos três grandes no final de uma época completa. No século XXI, o número mínimo é de sete e aconteceu em duas ocasiões.

Em 2020/21, na primeira vitória de Ruben Amorim no Sporting, o então campeão foi coroado com um desaire, seguido de FC Porto (dois) e Benfica (quatro). O SC Braga foi quarto classificado, a 12 pontos dos encarnados.

Em 2014/15, no início do mais recente tetra encarnado, as águias venceram a prova com 3 desaires, mais um que os principais rivais, ambos com duas. Quem ficou mais próximo foi o SC Braga, quarto classificado com 58 pontos, a 18 do Sporting (76).

Será mais um registo a cair no final desta temporada?