Antigo central do Sparta e do Plzen, Brabec deverá assinar um contrato de dois anos com o Rio Ave. O clube pertence ao portfólio de Evangelos Marinakis, que também é proprietário do Nottingham Forest e do Olympiacos, entre outros. Na época passada terminou em 11.º lugar na na Liga Portugal.
Brabec chega ao Rio Ave livre, depois de o seu contrato com o Aris ter terminado no verão. A equipa grega contratou dois outros defesas-centrais entretanto e dispensou o checo.
Quando o clube foi eliminado das provas europeias, era óbvio que o jogador iria sair. Havia outras ofertas em carteira e também havia interesse da República Checa, mas o interesse estrangeiro teve precedência.
De acordo com o Livesport Zprav, foram as ligações gregas que fizeram com que Brabec decidisse instalar-se em Portugal. Afinal, durante os quatro anos que passou em Salónica, o guarda-redes checo conseguiu falar fluentemente a língua local e o Rio Ave vê nele um elemento experiente que ajudará a uma melhor adaptação da representação grega no clube.
Há seis jogadores gregos no plantel e a equipa é orientada por Sotiris Sylaidopoulos, antigo médio grego, como treinador.
