Mais

Jornalista revela as 43 páginas da queixa do Cruz Azul na FIFA contra Martín Anselmi

Martín Anselmi, treinador do FC Porto
Martín Anselmi, treinador do FC Porto Jose Manuel Alvarez Rey/NurPhoto / Shutterstock Editorial / Profimedia
O Cruz Azul apresentou uma queixa contra Martín Anselmi, treinador argentino que trocou o emblema argentino pelo FC Porto. Esta segunda-feira, o jornalista César Luis Merlo teve acesso ao documento da queixa, apresentada há dois meses, revelando o montante que o emblema mexicano reclama nos tribunais desportivos.

A queixa apresentada pelo Cruz Azul à FIFA contém 43 páginas e nela consta a visão do clube mexicano, de como a saída de Martín Anselmi se processou e o que levou à rescisão unilateral com justa causa.

O Cruz Azul reclama cinco milhões de dólares (4,6 milhões de euros) referentes à cláusula de rescisão do treinador, mais os impostos devidos, junto ao FC Porto.

Caso a FIFA não atenda este pedido, o clube mexicano pede 3,4 milhões de dólares (3,2 milhões de euros), o valor do contrato na altura da sua saída.

"Até à data, o treinador ainda não pagou um único peso (moeda no México) ao Cruz Azul pela sua ida para o FC Porto. Por outras palavras, fez as malas e foi-se embora sem qualquer explicação", escreve o clube na queixa enviada à FIFA, de cuja sentença se poderá recorrer para o TAS de Lausana.

O Cruz Azul relata ainda, no mesmo documento, que recebeu duas propostas do FC Porto, de 1,5 milhões de euros, e depois de 3 milhões, a pagar em duas tranches. Ambas foram prontamente recusadas. 

O contrato de Martín Anselmi, recorde-se, tinha uma cláusula de três milhões de dólares para Espanha, seleção do México ou Argentina, uma outra cláusula, de seis milhões, para clubes mexicanos, e a última de cinco milhões de euros, para os restantes clubes.