Mais

Lacximicant é receita para a crise: Estoril vence em casa do aflito AFS

Atualizado
Lacximicant apontou o primeiro hat-trick da carreira
Lacximicant apontou o primeiro hat-trick da carreiraJOSÉ COELHO/LUSA
O nome pode fazer lembrar um daqueles medicamentos cujo nome é preciso levar no telemóvel quando vamos à farmácia aviar uma receita, mas foi com um hat-trick do ex-SC Braga que Ian Cathro e a formação canarinha encontraram a solução para um período de alguma obstipação resultadista nas últimas jornadas, vencendo (0-3) um AFS que continua com sintomas que apontam à luta pela manutenção até à última ronda.

Recorde aqui as incidências do encontro

Quando foi lançado para esta partida, Lacximicant tinha apenas cinco jogos a titular na Liga Portugal e um golo marcado, pelo que a escolha de Ian Cathro acabou por surpreender quase tanto como a de Rui Ferreira, que deixou o experiente Ochoa no banco de suplentes, talvez à procura de uma solução para uma fase negativa que já ia com três derrotas consecutivas.

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Com o calendário a apertar e os objetivos cada vez mais definidos, o Estoril chegou à Vila das Aves com quatro jogos consecutivos sem vencer, um pouco a fazer lembrar a primeira metade da temporada.

O técnico escocês já tinha dito que parte da solução para o crescimento da equipa na temporada passa pela coragem dentro de campo, explicada pela expressão que viralizou nas redes sociais, mas para devolver o emblema estorilista aos bons resultados também foi preciso ir atrás dos erros do adversário. E este AFS cometeu uns quantos.

As estatísticas da partida ao intervalo
As estatísticas da partida ao intervaloOpta by Stats Perform

O mais crasso vai, muito provavelmente, fazer com que Ochoa volte à titularidade, depois de Nacho e Bertelli protagonizarem um momento insólito que entregou a Lacximicant (20') o golo mais fácil da carreira.

Um erro destes deita a moral de uma equipa abaixo, mas quando a inspiração estorilista está num nível máximo fica ainda mais difícil. Lacximicant (33') festejou o primeiro bis na Liga após passe de Begraoui, analisado extensamente pelo VAR para confirmar a posição regular do avançado.

Com 0-2 e já com os adeptos do Estoril na Vila das Aves, o AFS tinha de fazer bem mais do que tinha feito na primeira parte - apenas um remate de Nenê sem perigo para Chamorro - para reentrar na discussão do resultado. Só que o efeito Lacximicant ainda não tinha passado. Aos 49', o avançado fugiu à linha de fora de jogo mal montada pelo AFS e deslizou, novamente após análise longa do VAR, para celebrar o primeiro hat-trick da carreira.

Com 40 minutos para jogar, Rui Ferreira leva para casa a boa resposta da sua equipa nos minutos finais, que serve de pouco quanto ao resultado, especialmente numa altura em que cada ponto conta, mas que pode dar ideias para seis jornadas que prometem ser de sofrimento extremo. Haverá no AFS algum genérico com o mesmo efeito de Lacximicant?

Homem do jogo Flashscore: André Lacximicant (Estoril Praia)

Lacximicant foi o grande destaque da partida
Lacximicant foi o grande destaque da partidaJOSÉ COELHO/LUSA/Opta by Stats Perform