Lei do ex a fechar a primeira volta: Alverca vence Famalicão

Chissumba e Sorriso na discussão de bola
Chissumba e Sorriso na discussão de bolaOpta by Stats Perform/LUSA

O Alverca venceu este domingo o Famalicão, por 1-0, no jogo que encerrou a 17.ª jornada e a primeira volta da Liga Portugal. Num jogo com ocasiões de golo, Sandro Lima falhou uma grande penalidade, aos 57 minutos, mas Chiquinho, regressado de lesão, não desperdiçou novo castigo máximo, aos 90+5', marcando à antiga equipa.

Recorde as incidências da partida

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

A jogar em casa, pertenceu a Sandro Lima o primeiro remate do jogo, aos 4 minutos, com tentativa falhada de chapéu a Carevic. Respondeu o Famalicão, aos 6', com Joujou, novidade no onze inicial, a aproveitar uma perda de bola para rematar ao lado da baliza de André Gomes.

O Famalicão tinha mais posse de bola, o Alverca tentava responder em contra-ataques, e aos 29 minutos valeu à equipa da casa André Gomes, a travar o cabeceamento de Justin de Haas e, na recarga, a negar o desvio de calcanhar ao central do Famalicão.

Até ao intervalo destaque apenas para Kaiky Naves, que aos 38 minutos, após cruzamento de Nuozzi, conseguiu atirar por cima da baliza do Famalicão.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

Para a segunda parte Custódio Castro lançou Figueiredo no lugar de Nuozzi, e o Alverca mostrou-se bem mais perigoso. Logo aos 48 minutos, servido por Touaizi, Sandro Lima desviou para defesa de Carevic, antes de Van de Looi responder com um remate de meia distância que assustou André Gomes. Aos 53' novamente Van de Looi a rematar ao lado, antes da grande ocasião do jogo, quando Justin de Haas derrubou Sandro Lima dentro da grande área. Penálti para o Alverca, que Sandro Lima, aos 58 minutos, atirou para defesa de Carevic.

Estava dado o mote para Hugo Oliveira mexer, lançando Beney no lugar de Joujou. E aos 62', após erro enorme de Sergi Gómez, Zabiri teve tudo para fazer o 0-1 para o Famalicão mas rematou ao lado. Seguiu-se a tentativa de Alex Amorim, de meia distância, sem sucesso, antes de Justin de Haas, aos 69 minutos, de livre, obrigar André Gomes a ceder canto.

Aos 70 minutos Custódio Castro voltou a mexer, lançando Chiquinho e Davy Gui nos lugares de Abdulay e Sandro Lima, antes de Hugo Oliveira apostar em Elisor e Pedro Bondo em vez de Zabiri e Rafa Soares. Aos 79' Van de Loi derrubou Chiquinho mas, no livre, Lincoln bateu muito por cima, antes de ser substituído, aos 80', dando lugar a Tiago Leite. Aos 87' Chiquinho voltou a desequilibrar, arrancando uma falta à entrada da área, cometida por Van de Looi, mas o livre do extremo saiu muito por cima, antes de Sorriso, aos 88', atirar com a mesma direção. Em cima dos 90' foi Touaizi a ganhar espaço para, de pé esquerdo, atirar a rasar o poste da baliza de Carevic. 

E foi à entrada para o quarto e último minuto de compensação que Leo Realpe, após cruzamento de Figueiredo, desviou a bola com a mão. Segundo penálti da noite para o Alverca, desta vez com Chiquinho a assumir a responsabilidade. Aos 90+5', o extremo, regressado de lesão, bateu Carevic, marcou à antiga equipa e deu os três pontos aos ribatejanos, estreando-se a marcar com a camisola do Alverca.

Com esta vitória o Alverca fecha a primeira volta, no regresso ao principal escalão, no 12.º lugar, com 17 pontos, enquanto o Famalicão é 8.º, com 23 pontos.

Homem do jogo Flashscore: Chiquinho (Alverca)

Estatísticas finais e destaques individuais da partida
Estatísticas finais e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform