Mais

Leonardo Lelo, o reforço de que não se fala

Leonardo Lelo estava a ser suplente no SC Braga
Leonardo Lelo estava a ser suplente no SC BragaFLAVIU BUBOI / NurPhoto / NurPhoto via AFP

No meio do maior mercado de transferências da história do SC Braga, destacam-se as chegadas de Pau Victor, o reforço mais caro de sempre no clube, e Dorgeles, que deteve, durante algumas semanas, esse recorde. Por isso, é natural que outros nomes passem para um segundo plano, pelo menos no papel. Na prática, nem sempre é assim.

Leonardo Lelo é um exemplo disso mesmo. Aos 25 anos, o esquerdino deixou o Casa Pia, onde esteve quatro temporadas, e chegou ao SC Braga a custo zero. Foi, de resto, o primeiro reforço da época para os arsenalistas.

Antes de ter oficializado o novo treinador, o internacional sub-21 português já estava contratado. Tendo em conta que Carlos Vicens não tem atuado assim tantas vezes com alas ou extremos, talvez o destino de Leonardo Lelo fosse outro caso a ordem dos acontecimentos tivesse sido invertida. Para o SC Braga e para o próprio Lelo, ainda bem que não foi.

Rendimento já dá lucro

O modelo tático deste SC Braga afigura-se, para já, como o grande obstáculo para Leonardo Lelo, que começou os três primeiros jogos como suplente e só foi utilizado na 2.ª mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga Europa, entrando no prolongamento frente ao Levski Sofia.

O esquerdino teve intervenção direta no golo que valeu o apuramento, mas voltou para o banco de suplentes, de onde não saiu diante do Cluj. Contra o Tondela, o ex-Ganso voltou a mostrar a Carlos Vicens que pode ser útil neste SC Braga.

O mapa de calor de Leonardo Lelo
O mapa de calor de Leonardo LeloFLAVIU BUBOI / NurPhoto / NurPhoto via AFP / Opta by Stats Perform

Num jogo muitas vezes demasiado condicionado em espaços interiores, os minhotos beneficiaram do espaço encontrado por Leonardo Lelo nos flancos para confirmar o triunfo sobre o Tondela, que foi menos tranquilo do que o resultado (3-0) sugere - os beirões tiveram três ocasiões flagrantes antes do 1-0.

O esquerdino foi o dono do flanco e de longe o jogador que mais vezes procurou a dupla de avançados - fez seis cruzamentos dos nove efetuados pelo SC Braga. Além de ter sido importante na bola parada, com a assistência, de canto, para o golo inaugural de Vítor Carvalho, Leonardo Lelo abriu o caminho para a estreia de Pau Victor a marcar com a camisola do SC Braga.

O reforço mais barato do verão a oferecer o golo ao jogador mais caro da história do clube. O mercado também é feito com negócios como este.