Mais

Liga de clubes repudia agressões e solidariza-se com árbitros

O árbitro, Ricardo Baixinho, durante o jogo de futebol da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal
O árbitro, Ricardo Baixinho, durante o jogo de futebol da 3.ª eliminatória da Taça de PortugalHUGO DELGADO/LUSA

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) manifestou repúdio pelas agressões a árbitros e solidarizou-se com a classe, em carta enviada à associação de juízes (APAF) a que a agência Lusa teve acesso.

“O respeito pelas equipas de arbitragem é condição essencial para a credibilidade e para a integridade das competições, sendo inaceitável qualquer forma de violência física ou verbal dirigida a quem tem a nobre missão de fazer cumprir as leis do jogo”, refere.

Face às recentes agressões a árbitros em jogos dos campeonatos distritais de Castelo Branco e Lisboa, a Liga de clubes “manifesta franca solidariedade” e repudia atos “absolutamente intoleráveis e profundamente contrários aos valores que defende, tanto na vida como no desporto”.

“Neste contexto, disponibilizamo-nos para emparceirar qualquer iniciativa da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) com vista ao respeito e fair-play nas competições que se encontram sob a nossa tutela”, propõe a LPFP.

O organismo que tutela o futebol profissional dispõe-se ainda a “colaborar em todas as ações que defendam a cultura de respeito e valorização do jogo em todas as suas dimensões”.