O mercado de transferências foi animado e envolveu vários milhões, sobretudo dos últimos quatro primeiros da última temporada. No entanto, houve algumas mexidas inesperadas no futebol português. Pelo impacto, pelo secretismo ou até pelo lado emocional, o Flashscore destaca 10 transferências deste mercado de verão.
Luuk de Jong (FC Porto)

Não é por acaso que é foto de capa deste artigo. A chegada da Luuk de Jong ao FC Porto não só foi surpreendente como apanhou todos de surpresa, numa era em que é difícil esconder toda a informação até à última hora.
Destaque na apresentação do FC Porto, Luuk de Jong chega ao Dragão para deixar mais marcas além dessa. Aos 34 anos, o internacional neerlandês vem concorrer com Samu, que tem aqui um bom mentor, e acrescenta veia goleadora à equipa de Farioli. Destaque do PSV, onde voltou a sagrar-se campeão, conta ainda com passagens importantes por Sevilha e Barcelona. Um avançado com quase 300 golos na carreira que dispensa qualquer apresentação.
Chiquinho (Alverca)

A transferência de Chiquinho para o Alverca foi uma das mais surpreendentes do verão. O extremo, que foi formado pelo Sporting e pelo Estoril Praia, brilhou na equipa canarinha antes de rumar à Premier League.
No Wolverhampton, uma grave lesão atrasou a sua afirmação em solo inglês e, apesar da boa temporada por empréstimo no Famalicão, não reencontrou espaço na Premier League, tendo participado apenas em dois jogos na época passada. Após uma cedência curta ao Maiorca, deixou o Wolves em definitivo para ser reforço de peso nos ribatejanos neste regresso à Liga Portugal.
Pizzi (Estoril) - 35 anos

Apesar de completar 36 anos no mês de outubro, Pizzi é um nome com muita história no futebol português, de onde saiu na época passada para jogar no APOEL, do Chipre.
Formado no Bragança, brilhou em Paços de Ferreira e teve passagens pelo futebol espanhol antes de chegar ao Benfica, onde foi peça fundamental. Com 13 títulos no currículo, onde se incluem quatro campeonatos, uma Liga das Nações e uma Liga Europa, Pizzi chega ao Estoril para ser o homem da batuta e tentar atingir a marca dos 350 jogos na Liga Portugal (tem 323 atualmente).
Bednarek (FC Porto) - 29 anos

Bednarek chega ao Estádio do Dragão para ser a voz de comando de um setor que sentiu várias dificuldades na temporada passada, embora tal também tenha acontecido com o próprio defesa-central.
Com quase 200 jogos na Premier League e 69 internacionalizações pela Polónia, Bednarek vem acrescentar experiência e liderança à equipa de Francesco Farioli, deixando para trás uma época trágica no Southampton, que culminou com a descida de divisão.
Renan Ribeiro (Estrela da Amadora) - 35 anos

O Estrela da Amadora reformulou o setor e contratou novos guarda-redes para esta temporada, sabendo que Renan Ribeiro viria para ser titular do conjunto tricolor.
Neste regresso a Portugal, o antigo guarda-redes do Estoril e do Sporting quer provar que mantém intactas as qualidades que o levaram para Alvalade, onde venceu dois troféus. Depois de vários anos sem competir, voltou a jogar em 2024, quando ingressou nos norte-americanos do Hartford Athletic.
Patrick de Paula (Estoril) - 25 anos

É o único da lista que está em Portugal apenas por empréstimo, mas o currículo e os clubes a que chegou a ser apontado justificam o estatuto de transferência surpreendente.
Campeão brasileiro e três vezes vencedor da Libertadores, Patrick de Paula foi desde cedo apontado como promessa do futebol brasileiro e custou 6 milhões de euros ao Botafogo, depois de mais de 100 jogos ao serviço do Palmeiras. Associado a clubes como o Benfica no passado, o médio defensivo chega à Amoreira para relançar a carreira.
Konan (Gil Vicente) - 29 anos

Depois de deixar o Vitória SC em 2018, Konan está de regresso ao futebol português para reforçar a lateral esquerda do Gil Vicente, que passou por alguns problemas na época passada.
Destaque da equipa de Guimarães, saiu por 4 milhões de euros para o Stade de Reims e chegou a jogar com Cristiano Ronaldo na equipa do Al-Nassr. Na época passada, teve uma curta passagem pelo Burgos onde fez apenas duas partidas.
Witi (Nacional da Madeira) - 28 anos

Após uma boa temporada sob o comando de Tiago Margarido, o Nacional teve um mercado de verão agitado, mas conta com regressos importantes ao conjunto madeirense.
Witi é um desses nomes. O internacional moçambicano tem mais de 200 jogos ao serviço do Nacional e está de volta após curta passagem pelos Emirados Árabes Unidos. Na última época ao serviço da equipa da Choupana, fez impressionantes 10 golos e 12 assistências em 34 partidas.
Sandro Lima (Alverca) - 34 anos

Sandro Lima está de volta ao futebol português para acrescentar experiência ao plantel do Alverca, um dos mais jovens da Liga Portugal.
O avançado fez várias temporadas na Liga 2, mas mostrou ter capacidade para brilhar no primeiro escalão. Depois de marcar 13 golos pelo Gil Vicente, rumou à China por um milhão de euros. A carreira levou-o então para a Turquia, Coreia do Sul e Brasil, mas depois de tantos anos em solo português, decidiu voltar para uma última dança.
Lucas João (Nacional da Madeira) - 31 anos

10 anos depois, Lucas João está de regresso à Choupana. O avançado terminou a formação no Nacional e foi na equipa madeirense que se mostrou ao mundo do futebol. Depois de 58 jogos e oito golos pelos insulares, rumou a Inglaterra por um valor perto dos três milhões de euros.
Lucas João consolidou-se no Championship, esteve vários anos ao serviço do Sheffield Wednesday e do Reading, e chegou mesmo à seleção portuguesa, pela qual fez dois encontros particulares, o que permitiu que representasse também a seleção de Angola - cinco internacionalizações e um golo. Após viajar por China, Catar, Irão e Turquia, volta a Portugal para ser o avançado do seu Nacional.