Mais

Liga Portugal 2025/26: Casa Pia procura época tranquila com permanência em vista

Casa Pia parte com ambição renovada para a Liga Portugal
Casa Pia parte com ambição renovada para a Liga PortugalCasa Pia AC

O Casa Pia, que continuará a ser orientado por João Pereira, vai avançar para a quarta temporada consecutiva na Liga de futebol, a quinta na história, tendo como objetivo garantir a permanência o mais rapidamente possível.

"O Casa Pia vai ter sempre como objetivo a luta pela manutenção, mas tudo o que fazemos aqui diariamente tem de ser com maior rigor, detalhe e brio. Temos essa fome e sede de vencer cada vez maior e queremos ser uma equipa cada vez mais forte”, foi o mote lançado pelo técnico, de 33 anos, recentemente.

Na época passada, e sob o comando do então estreante João Pereira, os gansos terminaram o campeonato na nona posição, com o registo histórico de 45 pontos – máximo na história do clube –, que superou os 38 obtidos na temporada 2023/24.

Em ambos os casos, a pontuação foi suficiente para conseguirem assegurar a permanência de forma tranquila, algo que pretendem repetir.

E o primeiro desafio será um verdadeiro teste, uma vez que o Casa Pia recebe o campeão nacional Sporting, no encontro com que se inicia a Liga 2025/26, no Estádio Municipal de Rio Maior, recinto que continuará a ser casa emprestada para os jogos na condição de anfitrião.

Seguem-se dois jogos fora de portas, nos redutos do AFS e do FC Porto, num arranque de época bastante exigente para um plantel que tem algumas mexidas a registar.

Depois de uma época de afirmação, com um golo em 24 jogos, o defesa Ruben Kluivert rumou aos franceses do Lyon por 3,8 milhões de euros, perfazendo a maior venda de sempre do clube.

Já o lateral Leonardo Lelo, que apontou 10 golos em 142 jogos nas últimas quatro temporadas pelos gansos, veste agora as cores do SC Braga, enquanto Tiago Dias, Henrique Pereira, Cauê dos Santos e Andrian Kraev, jogadores com menos minutos de utilização, também se despediram do emblema lisboeta.

Por seu turno, e à procura da estreia, estão o guarda-redes Ivan Mandic (ex-NK Vukovar 91, Cro), o defesa Kaique Rocha (ex-Internacional, Bra), o médio Yassin Oukili (ex-RKC Waalwijk, Países Baixos) e ainda o avançado Kelian Nsona (ex-FC Emmen, Países Baixos), reforços que se juntam a Sebastián Pérez, que assinou a custo zero depois de se ter desvinculado do Boavista, que capitaneou e que representou ao longo das últimas cinco temporadas.

Pelos axadrezados, somou 147 jogos, número que lhe confere vasta experiência na Liga e que poderá fazer do colombiano, de 32 anos, um dos esteios do miolo da equipa liderada por João Pereira, que pretende voltar a registar uma época histórica.