Mais

Liga Portugal: A figura da 6.ª jornada - Um 10 perfeito no quadro de Farioli

Gabri Veiga em destaque no triunfo do FC Porto
Gabri Veiga em destaque no triunfo do FC PortoFC Porto, Flashscore

O Flashscore atribui notas aos jogadores das principais competições europeias e mundiais, entre as quais a Liga Portugal. Aproveitando esta ferramenta, apresentamos o jogador com a nota mais alta da 6.ª jornada do principal campeonato português.

Onze da 6.ª jornada para o Flashscore

Gabri Veiga é um talento raro, daqueles que devem ser desfrutados enquanto brilham no nosso campeonato. Só um jogador deste pedigree consegue justificar que um talento geracional como Rodrigo Mora tenha perdido espaço no esquema de Francesco Farioli.

Chegou a tempo de participar no Mundial de Clubes, aproveitou esse período para se adaptar ao novo contexto e, hoje, está como peixe na água. Em Vila do Conde voltou a ser maestro de uma orquestra que não pára de encantar.

Inteligente na ocupação de espaços, disponível para dar linhas de passe e dotado de uma qualidade técnica acima da média, assumiu definitivamente o papel de cérebro do meio-campo portista. Um “10” completo, capaz de organizar, acelerar ou pausar o jogo conforme a necessidade. Um verdadeiro craque.

O raio de ação de Veiga
O raio de ação de VeigaOpta by Stats Perform, FC Porto

Milionário quis voltar a ser feliz

Cobiçado por vários clubes de nomeada em Espanha e em diversos pontos da Europa, Gabri Veiga acabou por não resistir aos milhões sauditas e rumou ao Al-Ahli Jeddah, tornando-se uma das bandeiras do novo “el dorado”, um mercado que já não atrai apenas veteranos, mas também jovens de enorme talento.

Em Jeddah, o médio garantiu um contrato milionário - 12 milhões de euros por ano durante duas épocas - que lhe permitiu alcançar a independência financeira ainda antes dos 25 anos.

Gabri Veiga esteve nos três golos em Vila do Conde
Gabri Veiga esteve nos três golos em Vila do CondeOpta by Stats Perform, FC Porto

Resolvido esse capítulo da sua vida, Veiga decidiu fazer justiça ao seu futebol e regressar ao patamar onde merece brilhar: a Europa.

O FC Porto abriu-lhe a porta de regresso ao Velho Continente e o espanhol não hesitou, mesmo abdicando de 90% do salário para voltar a ser feliz. E tem sido exatamente isso que se tem visto neste arranque de temporada no Dragão: um jogador liberto, confiante e pronto para deixar a sua marca.

Como são calculadas as notas?