Liga Portugal: As cinco maiores contratações e vendas de inverno no futebol português

Luís Guilherme foi a contratação mais cara do mercado de janeiro
Luís Guilherme foi a contratação mais cara do mercado de janeiroREUTERS/Pedro Nunes

Principais transferências nos clubes da Liga Portugal durante a janela de transferências de inverno da época 2025/26, que terminou na segunda-feira:

O mercado de inverno foi agitado em Portugal, com reforços para todos os gostos, mas também com saídas de peso que, se por um lado reforçaram os cofres de alguns clubes, por outro deixaram equipas fragilizadas para a reta final do campeonato.

Contratações mais caras da Liga Portugal

No que toca a contratações, o Sporting foi o clube com maior investimento feito neste mercado de inverno. Rui Borges ganhou duas opções para os flancos, com as chegadas de Luis Guilherme, que pode custar um total de 17 milhões de euros, vindo do West Ham. Da La Liga 2 chegou Souleymane Faye, que obrigou a um investimento de 6,5 milhões.

O FC Porto teve um mercado agitado, mas de investimento controlado. André Villas-Boas investiu no jovem polaco Oskar Pietuszewski, de apenas 17 anos, num negócio que pode chegar aos 10 milhões de euros. Apesar da idade, o ex-Jagiellonia foi o segundo mais caro deste mercado de inverno em Portugal.

Veja abaixo o top 5:

Maiores contratações de inverno na Liga Portugal
Maiores contratações de inverno na Liga PortugalREUTERS/Rita Franca/Flashscore

Maiores vendas da Liga Portugal:

O inverno também foi de recordes em solo nacional, com André Luiz a tornar-se na venda mais cara da história do Rio Ave, ao sair para o Olympiacos por 6,75 milhões de euros depois de ser apontado ao Benfica por um valor consideravalmente superior. 

No entanto, os reis do mercado foram Famalicão e Gil Vicente. Os famalicenses, que viram Gustavo Sá continuar em solo nacional apesar da proposta do Al Ittihad, venderam Zabiri por 10 milhões de euros, numa das maiores vendas de sempre do clube, e ainda encaixaram metade dos 23 milhões de euros da venda de Pablo ao West Ham. O avançado brilhou no Gil Vicente e passou a ser a transferência mais cara da história do clube gilista.

Por fim, nota ainda para Lopes Cabral, contratado pelo Benfica ao Estrela, passando a ser também a maior venda do conjunto tricolor, tal como aconteceu no Alverca com a venda de Alex Amorim para o Génova.

Veja abaixo o top 5:

Maiores vendas de inverno na Liga Portugal
Maiores vendas de inverno na Liga PortugalHUGO DELGADO/LUSA/Flashscore