Esta sexta-feira realiza-se, na Arena Liga Portugal, no Porto, o sorteio das provas profissionais. Vão ficar a ser conhecidas 34 jornadas da Liga Portugal e da Liga 2.
Em termos do escalão profissional, o calendário está sujeito a condicionantes, algumas habituais, outras que são novidades como o facto de a Liga ter revelado que quatro equipas requereram jogar fora de casa na primeira jornada. Sporting, Rio Ave, Alverca e Tondela vão atuar como visitantes e isto significa, por exemplo, que o Benfica vai ser anfitrião na ronda inaugural. Isto porque, os seguintes pares não podem coincidir em casa na mesma jornada: Benfica/Sporting, SC Braga/ Vitória SC, AFS/ Moreirense.
Além disso, quando o SC Braga receber um dos três grandes, os outros não podem visitar Moreirense ou Famalicão; se o Vitória SC receber um dos três grandes, os outros não podem ir a casa de Moreirense ou Gil Vicente; Quando Benfica ou Sporting tiverem um clássico ou dérbi de Lisboa, Estrela da Amadora e Estoril estão impedidos de receber um grande.
Confira todas as condicionantes:
Na mesma jornada, as seguintes equipas não podem coincidir na condição de visitadas (i.e., se uma jogar em casa, a outra jogará fora):
- por motivos de segurança e situação geográfica regularmente previstos:
a. Benfica e Sporting;
b. SC Braga e Vitória SC;
- idem, por solicitação das forças de segurança:
c. AFS e Moreirense;
d. Quando o SC Braga jogue em casa contra uma das três equipas com melhor classificação média nas últimas três épocas, as restantes duas equipas não podem jogar como visitante contra o Moreirense e Famalicão;
e. Quando o Vitória SC jogue em casa contra uma das três equipas com melhor classificação média nas últimas três épocas, as restantes duas equipas não podem jogar como visitante contra o Moreirense e Gil Vicente;
f. Quando o SL Benfica jogue em casa contra uma das três equipas com melhor classificação média nas últimas três épocas, as restantes duas equipas não podem jogar como visitante contra o Estrela Amadora e Estoril;
g. Quando o Sporting CP jogue em casa contra uma das três equipas com melhor classificação média nas últimas três épocas, as restantes duas equipas não podem jogar como visitante contra o Estrela Amadora e Estoril.
- idem, por solicitação das forças de segurança, na medida do possível:
h. Gil Vicente FC e SC Braga;
i. Vitória SC e FC Famalicão.
3. Evitar, na medida do possível, que a mesma equipa dispute consecutivamente em casa ou fora, os seus jogos com as cinco equipas com melhor classificação média nas últimas três épocas desportivas:
a. SL Benfica: 17,33 pontos
b. Sporting CP: 17,00 pontos
c. FC Porto: 16,33 pontos
d. SC Braga: 15,33 pontos
e. Vitória SC: 13,33 pontos
4. Da 1.ª à 4.ª jornada, as equipas participantes nas fases de qualificação da UEFA Champions League, UEFA Europa League e UEFA Europa Conference League (Competições Europeias), não podem jogar:
a. com as equipas das ilhas;
b. entre si;
c. com as cinco equipas identificadas no n.º 3.
5. Nas 6.ª, 7.ª, 9.ª, 10.ª, 14.ª, 19.ª, 23.ª, 26.ª, 29.ª e 32.ª jornadas, não poderá haver jogos que oponham equipas que se encontrem a disputar a UEFA Champions League e equipas que se encontrem a disputar a UEFA Europa League ou a UEFA Europa Conference League.
6. Evitar, na medida do possível, que as equipas não participantes nas Competições Europeias disputem duas jornadas seguidas com equipas que participam nessas competições.
7. Outras circunstâncias de força maior ou excecionais devidamente comprovadas:
a. Rio Ave FC joga a 1.ª jornada na condição de visitante;
b. Sporting CP joga a 1.ª jornada na condição de visitante;
c. FC Alverca joga a 1.ª jornada na condição de visitante;
d. CD Tondela joga a 1.ª jornada na condição de visitante.
Liga 2
Na Liga 2, as condicionantes são menos. Farense e Portimonense, Felgueiras e Paços de Ferreira, FC Porto B e Penafiel, Feirense e Oliveirense ou Benfica B, FC Porto B e Sporting B não podem jogar simultaneamente em casa.
As equipas B dos três grandes vão ter de se defrontar nas últimas três jornadas, o Lusitânia de Lourosa vai arrancar a prova como visitante, enquanto a União de Leiria não joga em casa na quinta e 17.ª jornada, uma situação semelhante à do Chaves na 10.ª ronda.