A Liga Portugal representa o topo dos campeonatos no que toca à venda de atletas no período entre 2015 e 2024, com um lucro de 2,4 mil milhões de euros entre as 57 principais ligas do planeta analisas pelo CIES.
O futebol português ficou à frente do Brasileirão e da Eredivisie, que alcançaram um registo de 1,4 mil milhões de euros no mesmo período.
A Premier League é disparada a liga com o balanço mais negativo do mundo (-11,6 mil milhões de euros).
Os clubes ingleses gastaram mais de 23 mil milhões de euros em negociações de jogadores, enquanto receberam 11 mil milhões em vendas e empréstimos.
A segunda liga com maior défice é a Saudita, com 1,8 mil milhões de euros, com os últimos três anos a contribuírem claramente para este registo negativo.
Recorde de gastos
O gasto dos clubes mundiais duplicou de 2015 para 2024, saindo de cerca de 5,8 mil milhões de euros anuais para quase 11 mil milhões.
O clube que mais abriu o bolso nesse período foi o Chelsea (2,7 mil milhões), seguido do Manchester City (1,96 mil milhões) e do Manchester United (1,95 mil milhões de euros).

Os Red Devils aparecem na lista como o clube mais deficitário do planeta na década, com um balanço negativo de 1,3 mil milhões de euros.
Por outro lado, o Benfica é a equipa que mais lucrou com venda e empréstimo de atletas (816 milhões de euros).