Siga a Liga Portugal no Flashscore
Os rivais lisboetas regressam ao campeonato animados pelo apuramento para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, mas os leões têm mais razões para sorrir, uma vez que dispõem de seis pontos de vantagem sobre Benfica e FC Porto, que já será orientado em Vila do Conde pelo novo treinador, o argentino Martín Anselmi.
O campeão nacional parece ter entrado nos eixos com a chegada do treinador Rui Borges, após a curta, mas calamitosa, passagem de João Pereira pelo comando técnico, ocupando o lugar deixado vago pela saída de Ruben Amorim para os ingleses do Manchester United.
O Sporting procura, pelo menos, conservar a vantagem confortável no topo da classificação antes da visita ao estádio do Dragão, na próxima ronda, e o Farense, 17.º e penúltimo classificado, com apenas uma vitória em 10 jogos fora de casa, perfila-se como o adversário ideal.

A diferença de valor entre as duas equipas ficou bem evidente no confronto da primeira volta, em que os leões golearam por 5-0, com um hat-trick de Viktor Gyökeres, mas o avançado sueco, melhor marcador da Liga, com 22 golos, tem limitações físicas e poderá ficar de fora da partida de sábado.
No mesmo dia, o Benfica procura regressar aos triunfos na Liga, depois da derrota sofrida no fim de semana passado frente ao Casa Pia, por 3-1, a terceira nos últimos quatro encontros na prova, amplificada pelas declarações controversas do treinador Bruno Lage.

O Benfica sentiu muitas dificuldades para vencer na receção ao Estrela da Amadora, na primeira volta, por 1-0, e poderá encontrar mais em casa dos tricolores, onde o atual 16.º e antepenúltimo colocado ganhou quatro dos derradeiros oito jogos, tendo perdido apenas dois, precisamente, os últimos.
O FC Porto, que procura assegurar a continuidade na Liga Europa, no estádio do Maccabi Telavive, já sob o comando de Martín Anselmi, também está longe da melhor forma, com duas derrotas e um empate, responsáveis pela saída do treinador Vítor Bruno.

O Rio Ave, nono posicionado, perdeu um único jogo em casa (o último, com o Sporting, por 3-0) e vai apadrinhar estreia na Liga de Martín Anselmi, que estará privado de dois jogadores influentes, os espanhóis Nico González e Samu, melhor marcador da equipa e segundo artilheiro da prova, com 13 golos.
O FC Porto fecha a jornada na segunda-feira, pouco depois de o SC Braga (que também procura manter-se em competição na Liga Europa e, tal como os dragões, está fora dos lugares de apuramento), visitar o Moreirense, 10.º classificado.

Santa Clara e Casa Pia, sensacionais quinto e sexto colocados, defrontam-se no sábado, nos Açores, sob o olhar atento do Vitória SC, sétimo, que recebe no mesmo dia o AVS (15.º), numa ronda que arranca na sexta-feira, com a receção do lanterna-vermelha Boavista ao Famalicão (12.º).

Programa da 20.ª jornada:
Sexta-feira, 31 jan:
Boavista – Famalicão, 20:15
Sábado, 01 fev:
Nacional – Arouca, 15:30
Santa Clara - Casa Pia, 14:30 locais (15:30 em Lisboa)
Gil Vicente - Estoril Praia, 18:00
Vitória SC – AVS, 20:30
Domingo, 02 fev:
Sporting – Farense, 18:00
Estrela da Amadora – Benfica, 20:30
Segunda-feira, 03 fev:
Moreirense - SC Braga, 18:45
Rio Ave - FC Porto, 20:45
