Taça de Portugal: "Gostaria de dizer duas coisas. Agradecer à equipa técnica e aos jogadores pela maravilhosa vitória de ontem e grande alegria que deram aos benfiquistas. Já devia ter sido na final da Taça, mas coisas extra futebol fizeram com que o Benfica não ganhasse a Taça. E quero também desejar as maiores felicidades na quarta-feira. Queremos é vitórias."
Críticas à equipa: "Dizer mal? Eu? Não. À equipa não."
Candidato às eleições do Benfica? "Todos os dias a fazer a barba olho para o espelho e pergunto: 'Vais candidatar-te ou não?'. Não tomarei um passo levianamente para me candidar. Preciso de mais informação para dizer que sim, avançar a olhos nus, nao vou avançar. Tenho os pés assentes no chão. Estarei disponível, mas quero ter a certeza. Primeiro, resolverei problemas. Segundo, terei de ter condições para ser campeão. Quando disser que sim é sinal que vou avançar."
Liderança do Benfica: "Já foi há algum tempo que comecei a fazer essa pergunta. Quem é benfiquista sabe o que se passou nestes quatro anos. O Benfica não teve liderança absolutamente nenhuma e os benfiquistas sabem. Não teve pessoas naquela casa que conduzissem a um percurso que nao preocupasse. E perdeu influência, influência nos bons sentidos. O Benfica tem de estar em todas as partes. Em termos de organização, estas pessoas em quatro anos conseguiram destruir uma organização que estava montrada por mim. Nunca ninguém transferiu poder sem se ter sentido, a minha saída não se sentiu."
Crítica a Rui Costa? "Quero o meu clube no caminho certo. Não vou esquecer o que eu percorri nos primeiros 10 anos da minha vida no Benfica. As pessoas nem imaginam. Fomos campeões em 2005 e disse que foi muito mau, porque só em 2010, com Jorge Jesus, tivemos condições, e depois fizemos a melhor década. Só houve condições para lutar pelo título em 2009 ou 2010. A última década foi a melhor de todas."
"Na FPF é tudo Sporting, é tudo verde"
Que organismos são esses que Benfica perdeu influência? "Foi na FPF, na Liga... Deixe-me pôr os óculos. O presidente do meu clube disse 'não votei Pedro Proença, votei no projeto'. O presidente do Conselho de Justiça foi indicado pelo Sporting, o presidente do CD é mulher deste. O vice-presidente do CD, advogado do Sporting. Rui Caeiro é vice para a arbitragem. O Dr. José Carlos oliveira, ex-diretor jurídico no Sporting, é diretor jurídico na FPF. Tem acesso a todos os contratos dos clubes. É tudo Sporting, é tudo verde."
Rui Costa permitiu essa situação? "Foi o presidente do Benfica que permitiu esta situação. Logicamente, em 5 ou 6 pelouros, o Benfica tem de estar, o FC Porto também. Pela primeira vez na história que houve uma cavalgada deste género."
Benfica foi prejudicado por isso? "O que se passou na Taça de Portugal é demasiado grave. Todos vimos um jogador do Benfica a ser pontapeado. O presidente da FPF ainda não veio a público dizer nada. Manda alguns recados. É a história dele. Manipular as pessoas. Ele queria muitos Rui Costas no futebol. Deve estar com problemas de eu me candidatar."
Presidente da FPF pende para o Sporting? "Lógico. Pedro Proença andou dois anos e meio em campanha e era presidente da Liga. Apanhei alguns casos em que estive presente. Quem conhece o Pedro Proença, e eu conheço-o perfeitamente. Não é por acaso que as pessoas dizem que tenho de voltar. Está a pender para um lado."
"Proença não se pode intrometer nas eleições do Benfica"
Declarações de Pedro Proença: "Ele não me quer lá. Ele nunca brincou com os clubes, brincou com alguns... Chegou ao ponto de escrever cartas por um presidente de um clube e entregar a todos. Ele faz a carta, entrega a um presidente, mete o nome. Toda a gente sabe quem é o Pedro Proença. Sei como chegou até aqui. Se têm medo? As pessoas acham que ele penaliza nos jogos. Comigo nunca conseguiu brincar. Mesmo com as guerras com Fernando Gomes, em que eu servia de negociador... ele não pode meter-se comigo. É pior para ele. O que aquele senhor fez, com a entrevista, é demasiado grave. Não fez nada na Liga, deixou a Liga com uma dívida brutal. Não pode brincar mais. Chegou a aliciar-me para determinado candidato não se candidatar. Tinha 15 mil euros de ordenado, carro e quando fosse para a UEFA ele é que ficava como presidente. O que lhe disse? Vou ver. Um dia vamos ter um frente a frente e falamos a sério do futebol português. As palavrinhas mansas não existem. Longe de mim achar que ia dizer isto, mas fiquei indignado. Ele não se pode intrometer nas eleições do Benfica. Já fez tão mal ao Benfica, mesmo como árbitro."
Pedro Proença está a intrometer-se nas eleições do Benfica? "Qual é a preocupação dele? Eu não estou preocupado. Fui julgado publicamente, sem saber o que se passou. Saí do Benfica e não fui condenado em nada. Estou no julgamento do Saco Azul e vamos aguardar. O candidato que falava? O Nuno Lobo... ele sabe e as pessoas que estavam comigo também. Eu não almoçava sozinho. Havia mais uma pessoa que pode confirmar. Ele devia saber que sou pai de família e não brinco. Não lhe admito a ele, se fiz ou não fiz. Ele ainda tem outro serviço. Eu sei de pessoas a quem ele foi fazer insinuações graves a meu respeito. Ainda era presidente do Benfica. Depois do que sucedeu ainda fez mais graves."
Oposição a Pedro Proença: "Se eu for presidente do Benfica se calhar não vai estar muito tempo no futebol. Não sou só eu. Há muitos presidente de clubes que estão calados porque têm medo, mas não tenham. Por causa das arbitragens? Logicamente. Ele não pode lá estar muito tempo. Se o sonho dele é ir para a UEFA que vá. O que é que ele pelo futebol português? Quer ir comigo falar com os presidentes, um a um? Eu vou consigo. Fazer um movimento? Esse movimento já existe. Falta um empurrão. Depois do ataque que ele me faz em direto, ainda por cima nem falou no meu nome, mas foi cobarde. Ele agora vai pôr a equipa dele toda a tentar fazer 30 por uma linha, mas eu aguento com eles todos."
Ataque de Pedro Proença: "Aquelas palavrinhas mansas do 'meu querido' não existe. Fiquei tão indignado, ele não se pode intrometer nas eleições do Benfica. Já fez tão mal ao Benfica... Qual é a preocupação que ele tem? Eu não estou preocupado. Continuo a dizer que desde o princípio estou inocente, que tenho confiança na justiça. Foram os jornalistas que me julgaram publicamente sem saber o que se passou. Até hoje, passados quatro anos. Não fui condenado em nada. Estou no julgamento do Saco Azul, vamos esperar a ver o que vai dar."
Nuno Lobo, adversário de Proença nas eleições da FPF: "Sabe que tive essa conversa com ele. Se já gostava dele, ainda mais fiquei a gostar. Disse que respondesse nas urnas. Eu não almoçava sozinho. Estava presente outra pessoa no almoço que pode confirmar."
Acusações de Pedro Proença: "Este homem, o que ele ontem disse e fez-me... devia saber que sou pai de família. Se estou disponível para me candidatar é porque estou à vontade. Não admito a ele ou a outro que me julguem. Sei de pessoas a quem fez insinuações graves a meu respeito. Se eu for presidente do Benfica, ele sabe que se calhar não vai estar muito tempo na Federação. Há muitos presidentes calados porque parece que têm medo. Não tenham medo. Ele sabe como diz as coisas. 'Tem lá cuidado, vê lá'. É assim como lhe estou a dizer. É um tema que deve estar em cima da mesa. Não vou permitir que este senhor continue a brincar. E brincou comigo ontem. Nunca mais vai brincar comigo. Tem de se dizer as verdades. Deixe isto passar e vai ver o que vai acontecer com este senhor."
Esse 'tenha lá cuidado' é dito a quem? "Dizia quando era presidente da Liga aos presidentes dos clubes. Todos têm de testemunhar. Não se podem calar. O que vi com os meus olhos assumo. Todos sabem o que ele faz. Não tenho problema nenhum. Os arautos do futebol português vão dizer 'lá vem ele desestabilizar'. Sou sempre frontal. Nunca andei com medo de alguém. Nunca pedi nada em troca para defender o Benfica. É uma lista verde. Um presidente que queira ser um candidato a sério nunca pode ter uma lista destas nos órgãos decisivos. Tem de ter sempre uma pessoa do Benfica, do FC Porto, assim sucessivamente."
Rui Costa disse 'isto está tudo minado'. Referia-se a isso? "Falou disso depois de uma derrota em que houve o pontapé na cabeça. Devia ter feito o trabalho antes. Devia ter defendido os interesses do Benfica, como o presidente do Sporting já fez e muitíssimo bem."
Proença e Rui Costa têm proximidade? "Não falo de cumplicidade. Só estamos a falar de futebol. Achei foi que o Rui Costa foi completamente ultrapassado..Estas coisas de 'meu querido, meu mano'. O Frederico Varandas fez o trabalho dele. Toda a gente se lembra que esses lugares eram distribuídos pelos presidentes. Não falo do Rui Costa, não me interessa nada o Rui Costa. Garanto que o Rui Costa nem sabe nem pensou nisso. O Varandas defendeu os interesses do Sporting e muitíssimo bem. Fez o trabalho dele. Pedro Proença devia ter falado com Rui Costa e dizia 'há um cargo para vós, é este'. O presidente do Sporting tinha outro, o do FC Porto também. Estes lugares eram distribuídos pelos presidentes."
Frederico Varandas foi mais inteligente do que Rui Costa? "O Rui Costa não sabe nenhum destes nomes. Nem pensou nisto. Varandas defendeu muito melhor os interesses do Sporting. Saíram da Liga mais de 100 e poucas pessoas."
Transparência: "Só com transparência é que as coisas funcionam. Saíram da Liga para a FPF cento e tal pessoas. Para quê? A FPF precisa? Devem ir comprar tendas de campismo para meter essa gente toda. É despedir as outras que estão lá? Mesmo que despedisse as que estão lá..."
Parabéns ao Benfica pela Supertaça: "Se calhar quem conhece melhor o Bruno Lage sou eu, desde que era treinador das camadas jovens. Saiu e fui buscá-lo para a equipa B, depois para a primeira equipa e ganhámos. Fui eu que o despedi aprovado pelo Conselho de Administração. Mas sei os recados que me davam. Se ele sabe que alguém quer ganhar, sou eu. Recado? Para mim não era de certeza. Quem me dera a mim que chegue a 25 de outubro e estejamos em primeiro lugar e na Liga dos Campeões."
Entrevista depois da Supertaça: "Perguntaram qual era o melhor dia e eu até dei duas datas. Honestamente nem sabia que havia Supertaça. Se o Benfica tivesse perdido, garanto-lhe que não estava aqui.. Quem me conhece sabe que é assim que eu funciono. Disse que era sexta-feira porque saía da entrevista e ia para Sesimbra."
"Candidatura? Na próxima semana devo ter essa resposta"
Candidatura às eleições: "Só estou à espera de uma resposta. Que resposta? Não interessa. Jogador? Treinador? Não, não. Tenho que ter a noção se for candidato é para ganhar. Penso que podemos ter alguns problemas e eu tenho que estar preparado para responder no imediato. Para a semana acho que tenho essa resposta, aí falarei com as pessoas que vou ser candidato, preparem a entrevista na televisão para dizer. Sei tanta coisa do Benfica que não vou divulgar. Quando fui para o Benfica foi para resolver problemas. Isso desgastou-me. O que a minha família perdeu comigo... eu não quero viver esses momentos novamente. Para pôr em prática o que quero, não posso ter problemas. Venho para ganhar. E para ganhar não quero ter problemas dentro do Benfica. Tenho de estar preparado para responder a tudo de imediato."
Domingos Soares de Oliveira pode regressar? "Não tem nada a ver com pessoas. É outra situação. Ele não pode regressar, nem pensar nisso. Se gostava? Quem não queria... tem nome internacional. Tinha todo o prazer e gostaria. Mas onde ele está não posso ir buscá-lo, nem vale a pena falar dele agora, tem contrato como jogador. Antes de acabar o contrato falarei com ele."
Preparação da candidatura: "Temos trocado opiniões e reunido. Não estamos bem preparados, mas se chegar a uma conclusão e a resposta chegar na próxima semana, temos que tomar uma posição. Na próxima semana devo ter essa resposta. Falarei com as pessoas e digo 'está caminho livre para avançar'. E para a outra anunciaremos. Reunidas aquelas condições que penso que vou ter, vamos avançar."
Jaime Antunes: "Especulou-se por causa do almoço. Foi para saber como estavam os projetos do Benfica. O que me disse não me preocupou. O que há é o projeto do colégio que não avançou, a expansão do Seixal também não."
"Falei com quatro treinadores"
Sérgio Conceição: "O Sérgio Conceição dá cabo da cabeça a toda a gente... Conheço-o desde o tempo do Seixal, o Rodrigo jogava lá. A pessoa com quem ele falava mais ao telefone era comigo. Falávamos, era treinador do FC Porto, falava comigo, não tinha problema nenhum. Até no SC Braga falou comigo. Estou muito à vontade. Tenho a relação que tenho com o Sérgio Conceição e não passa mais do que isso. Não sei que vantagem teve a pessoa que pôs isso no jornal. Não vamos fazer futurologia."
Podia ter lançado uma fuga de informação: "Em 20 anos de Benfica nunca fiz isso, mesmo contra a vontade de muita gente. Lembro-me do que se disse de Jorge Jesus quando ele veio. Tinha de escolher com a minha convicção. Não posso lançar um nome para testar as reações dos benfiquistas. Quem quiser ser presidente do Benfica não pode tomar as decisões emocionalmente. Ou lidera ou não lidera. Só fui uma vez influenciado, com a saída de Fernando Santos. Já pedi diversas vezes desculpa ao Fernando Santos. Para ser líder, emocionalmente tem de ser muito forte. Quem for fraco emocionalmente não pode ser presidente do Benfica."

Sérgio Conceição é o treinador de Vieira? "Neste momento o treinador do Benfica é Bruno Lage."
Ganhar as eleições e despedir Lage? "Nem pense nisso. É treinador do Benfica."
E Sérgio Conceição? "Continuo a falar com ele, ao telefone."
Foi falar com Sérgio Conceição no Algarve? "Nos últimos meses nem fui ao Algarve. Não falei com Sérgio Conceição. Falei com quatro treinadores. Mas falo com eles. Sobre a candidatura? Falei com eles. Conversa só. Falei com 4 treinadores, porque falo com eles. Não sondei."
Resistência dos benfiquistas a Sérgio Conceição: "Como posso saber o que podem pensar se não sou candidato. É o mesmo que falarem de Jorge Jesus. Falo com eles normalmente. Posso dizer que um deles é o Jorge Jesus. Habitualmente falo com eles. Sérgio Conceição nem está nesse lote."
Julgado pelos resultados: "Enquanto fui presidente, nunca fui julgado por resultados. Se não andava tudo invertido. Mas os treinadores, seja quem for... O futebol é ingrato. Veja o Bruno Lage, ganhou, depois aquilo descambou um pouco. Eu penso que nunca fui julgado pelos resultados. Fica no currículo dos presidentes que se ganhou. Mas o que é que um presidente tem influência? Como se pode garantir isso?"
"Posso fazer o tetra novamente"
Futuro treinador: "Posso garantir que o treinador que eu tiver, Bruno Lage ou outro qualquer, terá todas as condições para ganhar em Portugal e fazer boa figura na Europa."
Ganhar tudo: "Posso ter a ambição de querer ganhar tudo em Portugal. Se quiser o tetra, posso fazer o tetra novamente. Não quer dizer que o vou conseguir, mas darei todas as condições para isso."
Rui Costa não é julgado por só ganhar 1 campeonato em 4 anos? "É uma fragilidade o que ele tem feito ao longo destes quatro anos. Olhe para o Estádio da Luz. Não sei se as cores do Benfica são amarelas. Basta ver os arcos para ver o desmazelamento daquilo. Os arcos estão todos amarelados."
Benfica Rádio: "Foi uma ideia minha, mas depois achámos à conclusão que não rentável. Agora fala-se e não apresentada na reunião de direção, nem foi apresentado um plano de negócio. A Benfica TV saiu de lá, já meteram pessoas e não funciona. É um projeto que não tem cabimento."
"Benfica District? Imagens são as mesmas que fizeram para nós em 2019"
Benfica District: "Esse projeto, as imagens... são as mesmas imagens que esses arquitetos fizeram para nós em 2019. Fizeram umas imagens para nós. Achámos que era muito penalizador para o Benfica e desistimos. Será muito mais do que 200 milhões de euros. Vai ser mais de 300. A questão é que não é a prioridade do Benfica. Devemos olhar para dentro do estádio. Temos um problema dramático com os Red Pass. Ficou tudo preparado para ter 75 mil lugares, só foi 65 mil por causa da UEFA. Há pais que não conseguem ter Red Pass para os filhos. O importante é olhar para dentro do estádio, tentar colocar mais 20 mil lugares... a engenharia tudo resolve. Chega aos 90 mil lugares. Temos que prestar melhor serviço na restauração e bares. Alterar a cobertura do estádio. A grande maioria das pessoas apanha chuva. Resolver o problema do estacionamento também. Este é um projeto só para eleições. Não tem fundamento nenhum para o Benfica. Destruir pavilhões... Os pavilhões do Benfica estão livres durante o dia. Mandar o Museu a baixo, as piscinas... Tem que se fazer manutenção. Isto é uma falta de respeito para os benfiquistas, porque eles precisam de resolver o problema dentro do estádio e fora, com o estacionamento"
Não é exequível? "É a mesma empresa de arquitetura que nos tinha apresentado o projeto e nós recusámos. Agora voltaram. O principio é o mesmo. Já em 2019 não servia, hoje muito menos. O que está dentro do estádio não funciona, bares e restauração. A cobertura não funciona, porque tem o problema da chuva. Eu próprio no camarote presidencial molhava-me bastante. E lá fora, há um problema gravíssimo de estacionamentos que temos de resolver."
Projeto apresentado por Rui Costa: "Mostrar um projeto desses é só para eleições. Não tem fundamento nenhum neste momento, o Benfica não precisa disso. Mandar destruir pavilhões? O Benfica tem é de fazer manutenção, é uma vergonha o que se passa com as piscinas. Este projeto é uma falta de respeito para os benfiquistas. É preciso é resolver o problema dentro do estádio, e fora do estádio é o estacionamento. Veja as imagens. O projeto é praticamente a mesma coisa. O que falta aqui é a tal sala de espetáculos. É a mesma empresa que nos tinha apresentado a nós e nós recusámos. Voltaram à mesma empresa. Logicamente que agora são diferentes, mas o conceito é o mesmo."
"João Félix? O Nélson Semedo se calhar eu trazia"
João Félix: "A filosofia é diferente. No ano passado estava na mesma situação que está agora. Por que é que não apostou no ano passado? Na minha ótica, quem sai, só pode voltar se tiver 30 ou 31 anos. Recomprar não faço, não faria."
Teria de ter o peso de um Rui Costa? "O Rui Costa não custou dinheiro nenhum. Toda a gente ficou pasmada por ele ter vindo. Li há dias que o Nelson Semedo não renovou. Com 31 anos, podia acabar a carreira no Benfica. 34, 35 anos podia acabar a carreira. Era um dos jogadores que trazia para o Benfica."
Não se esforçaria por João Félix? "Já viu o esforço que o Benfica está a fazer? Há coisas em que não acredito. E o Benfica ainda não tem o plantel completo. Há sempre investimentos elevados no Benfica. Nunca poderia comprar João Félix, dentro da filosofia que tenho. Acho que ele assinou por 2 anos, com opção de renovação. Depois acho que continuará lá."

Mercado do Benfica: "Não podemos dizer nada. A época ainda começou agora. O Sporting e o FC Porto ainda vão subir. Estas contratações não foram planeadas. Se fossem planeadas, tinham sido comprados fora do mercado. Sabemos o que custa contratar em julho e agosto. Contrata-se os jogadores muito mais caros. Jogadores que podiam ser contratados por 20 milhões vão ser contratados em agosto por 30 ou 40. É notório que não houve planeamento."
Fica fragilizado se este Benfica começar a ganhar? "Mal dos benfiquistas que as eleições sejam para avaliar pessoas nos últimos 3 ou 4 meses. A avaliação a Rui Costa já está feita. A minha avaliação, logicamente, é negativa. Uma pessoa que não é líder. Uma pessoa muito fraca emocionalmente não pode ser presidente do Benfica. Uma pessoa que se veste dos princípios em que são os outros que dão opiniões não pode ser presidente."
Tem toupeiras no Benfica? "Não tenho toupeiras. Têm o meu número de telefone e falam comigo. A informação chega. O que está a acontecer é demasiado grave, gera-se uma confusão. É uma autêntica bandalheira. O Benfica. Se tivermos um líder, eles sabem quem manda e têm alegria. Só umas 20 pessoas é que tem alegria. É os 'boys' mesmo. Eu não tinha 'boys'. Alguma vez permiti que me tratassem pelo nome?"
Rui Costa no Benfica foi ideia de Vieira: "O Luis Filipe Vieira teve muita culpa e já pedi desculpa. O Rui Costa teve muito tempo para aprender. Eu disse que podia ser um bom presidente, mas não pensei estar tanto tempo fora. Para mudar o modelo do Benfica... O importante é o Benfica. Nada tenho pessoalmente contra o Rui Costa e não desejo mal. Não posso é ver o trabalho de 20 anos ser desmantelado em quatro anos. Nunca pensei ver aranhas, a pintura branca parece cinzenta. Temos de ter orgulho no que temos. Para não falar do Seixal. Até a relva cresce nas escadas. É falta de zelo, de manutenção. A pessoa que faz o serviço está lá, não está é o LFV a dizer 'amanhã não quero ver isto aqui'. Eu andava logo por ali de manhã e tirava fotografias."
Direção amolecida? "Quando amolecemos, quando acordamos é tarde. Esta direção é amolecida e incompetente."
"Não vou para a rua gritar que estou inocente"
Casos na justiça: "Não vivo com fantasmas da justiça. Até hoje o Benfica não foi condenado e eu também não. Sempre estive cá, respondi, não desapareci. Sinto que estou inocente. Confio na justiça, o que não confio é nas pessoas que falam. Tenho que confiar na justiça, porque me permite ter esta serenidade."
Benfiquistas podem ter receio de votar num candidato que pode ser condenado? "As pessoas têm que pensar no trabalho que fiz no Benfica. Foi interrompido e toda a gente sabe porquê. Confio na justiça. Eu sei as perguntas que me fizeram, que levaram os processos que queriam dentro do Benfica. Houve uma auditoria forense às contas do Benfica e não estive presente. Vou fazer o quê? Não vou para a rua gritar que estou inocente. O que me custa são as atitudes. Hoje a minha mulher foi fazer as unhas e estava lá alguém a dizer 'ah, vai voltar para o Benfica para roubar o Benfica'. Quando sai do Benfica tinha muito menos milhões."

Caso Lex: "Não pus cunha nenhuma. Fui notificado a pagar um milhão e 600 mil euros de mais-valias de uma venda. Quando o fiscal foi ver, eu reclamei. Paguei e reclamei. Passados seis ou oito anos fui ressarcido. Aquilo estava no tribunal de Sintra, depois foi para Lisboa, depois para Sintra... o que se passou foi que num almoço em que se falou em dívidas ficais, eu disse que não tinha nenhuma e que me tinha sucedido aquilo. Eu disse-lhe. 'Vê lá o que sabes'. O Jorge era para ir lá. Estava convencido de que aquilo estava lá. Como presidente do Benfica, sei o que sofri nalguns lados. Achava que aquilo que estava escondido em algum lado. Quando saiu a notícia do Correio da Manhã, pagaram-me logo. Primeiro fui acusado que prometi ao Rui Rangel... nunca me passou pela cabeça. Como não aconteceu, vieram com uns bilhetes. Dei tantos bilhetes a tanta gente, pelo amor de Deus. Expliquei tudo. Alguma vez tinha necessidade de comprar alguém? Apareceu o LEX e o cabeça de cartaz fui eu. Saiu uma figura e ninguém falou dela. Expliquei tudo. A grande maioria dos convites nem fui eu que entreguei. Disseram-me que era uma vantagem indevida. Mas alguma vez tive a necessidade de comprar quem quer que seja? Fui o cabeça de cartaz do Lex. Aparecia sempre o Luís Filipe nas primeiras páginas."
Auditoria no Benfica: "Os sócios podem tirar as suas conclusões. Quero que chegue o dia em que não tenha nada a ver com isso. Já dei muitas provas daquilo que fiz. Até hoje nunca nenhum sócio me ofendeu. Não estive presente na auditoria. Há coisas que discordo. Devia ter-se chamado as pessoas. Um processo, do Mantorras, demorou 10 anos a ser arquivado. Outro foi o do BPN."
Processo Saco Azul: "De certeza que não discuto contratos de manutenção com ninguém. Vem para assinar e assinei. Pago sepre a fatura das coisas. Assinei de cruz. O homem das finanças é que sabe tudo. Já ouvi uma pessoa que vai ser candidata dizer que vai ler todos os contratos. Não vai fazer mais nada. Foi o Noronha (Lopes). Fui acusado de ser o mentor do esquema. Não há esquema nenhum. Vamos ver em outubro o que vai acontecer. O julgamento vai terminar e vamos ver. Estou de consciência tranquila."
"Quando se quer corromper alguém, faz-se com intenção"
Caso dos emails: "Falar de corrupção... curiosamente nesse ano, o Vitória (FC) ganhou-nos 5 pontos em seis. Disse claramente o que fiz. Não há nada de corrupção. Quem investiga é porque pensa que há. É só provar para onde foi o dinheiro. Parte do dinheiro foi para pagar impostos.
Fala-se que, se for condenado, o Benfica pode ficar afastado das provas profissionais: "Era o que faltava. Quando se quer comprar ou corromper alguém, faz-se com intenção. Nós fizemos para ajudar o Vitória de Setúbal. Nem valia a pena ir a instrução. Depende de como o investigador quiser levar as coisas."
Dívidas ao Novo Banco: "Estou aliviado desde o primeiro dia. Quando se pôs esta situação, o BES foi muito claro com as pessoas. Há mais de sete anos que não falo com ninguém do banco. Tinha um hotel com 300 quartos no Brasil, não estava honorado e entreguei. Tinha um edifício em Angola e entreguei. Não há um apontamento de desviar dinheiro, eu ou o meu filho, para contas nossas. Está lá tudo. Não andei a comprar aviões, barcos. Estou à vontade. Os movimentos que fiz, com dinheiro do banco, está escrito. O banco quando me quiser chamar, chama e eu vou."
Estas eleições são o regresso do Vieirismo? "O Vieirismo esteve envolvido na construção do estádio, do centro de estágios, na BTV, na inovação que se fez no Benfica. O Vieirismo esteve envolvido nos maiores contratos televisivos que se fizeram em Portugal. Na compra de uma herdade que dá para a expansão do Seixal. Falei com o Jaime Antunes e ele explicou-me 'talvez hoje existam condições para avançar'. Temos que fazer o colégio, a expansão, o hotel... há tanta coisa para fazer no Seixal. Há um desmazelamento muito grande. Erva a crescer, s quartos como estão... É muito importante manter o património. Olhe o Vieirismo. O tetra foi o Vieirismo, o único tetra. O Vieirismo é o que tem mais títulos. A mim deram-se a oportunidade de estar à frente do Benfica e acho que não desiludi nenhum benfiquista. É bom dizer que os 22 títulos foram quase todos a partir de 2010. Já vi pessoas a dizerem que sou o presidente mais perdedor. Mas se não havia dinheiro... Tivemos a segunda melhor década de sempre do Benfica, depois da era de Eusébio, Simões, etc."
"Nenhum dos candidatos tem a experiência ou passado que eu tenho"
Acredita que vai ganhar as eleições? "Acredito. Se não, não valia a pena. Na primeira volta era melhor. Nenhum dos candidatos tem a experiência ou passado que eu tenho no Benfica. ontei uma grande organização, que inovasse no Benfica."
Espera ganhar à primeira volta? "Pela experiência que tenho, os benfiquistas não vão olhar para o lado. Não vou dizer que apanhamos a era de Manuel Vilarinho, quando o Benfica estava falido. Mas o Benfica tem de apresentar resultados sérios, bons. Pelas vendas que fez, pelo dinheiro na Europa. Deve apresentar à volta de 50/60 milhões positivos. Mas a seguir vamos ter a mesma luta. Vamos comprar jogadores e a dívida aumenta. Se os sócios quiserem manter o Benfica como está, é um problema dos sócios. Não é meu. É o caminho muito mau. É como chegar lá e dizer 'faço isto'. O que foi desfeito é complicado voltar ao que era. Só uma pessoa com muita experiência consegue."
Tem trunfos como Sérgio Conceição? "Se me candidatar, os principais trunfos que posso anunciar é que vou ter condições."
Apoio de Bruno Lage? "Ele conhece-me perfeitamente. Era muito mais fácil, quando ganhámos 4-2 ao Rio Ave e ganhámos ao Santa Clara dizer que ia à procura de treinador. Ninguém acreditava, incluindo Rui Costa, naquilo que eu estava a fazer. Não dizia ao Bruno para não dizer que não sabe o que ia acontecer. Disse-lhe que ia ser treinador até ao final da época. Ganhámos o campeonato. Quero que o Benfica ganhe os jogos todos. Fui eu que o trouxe. Quem me dera que chegue a junho com o título ganho."
Continuidade de Bruno Lage: "Ele sabe que está sujeito a resultados, melhor do que eu. Este ano houve confusão e vieram nomes para cima da mesa, isso sim. Quando o Schmidt saiu, não surgiram muitos nomes? Aquilo que me espanta é que eu sei o que me comentaram, Rui Costa e outras pessoas, sobre Bruno Lage. Fiquei um bocado espantado quando vi o Bruno Lage. Ele sabe que gosto dele. Ninguém entendeu por que fui buscá-lo. Demos-lhe um ordenado que ninguém recebia na equipa B, mas eu sabia que precisava dele para produzir jogadores."
Centro de Estágios do Seixal: "O Seixal é a ponte do investimento do Benfica, onde o Benfica tem de investir. Todas as grandes equipas estão a investir na formação, o Benfica não pode olhar para o lado. É dali que vêm os jogadores para o Benfica e as mais-valias financeiras. Parte da dívida que o Benfica teve foi paga com a formação."