Agradado pelo regresso pronto da competição, após a eliminação da Liga Conferência, uma “experiência enriquecedora” que terminou na quinta-feira, com uma derrota caseira ante o Betis (4-0), na segunda mão dos oitavos de final, o técnico realçou que os vimaranenses querem somar pela primeira vez três êxitos seguidos no presente campeonato.
“Foi muito positivo andarmos na Liga Conferência e chegarmos onde chegámos. Penso que foi uma experiência muito enriquecedora para toda a gente. Vimos de duas vitórias consecutivas (no campeonato). Pode ser a primeira vez que fazemos três vitórias seguidas”, vincou, na antevisão ao desafio marcado para as 20:30.
Ciente de que o Vitória SC ganhou “o gosto pelas competições europeias” com a prestação desta temporada na UEFA, com 10 triunfos, três empates e uma derrota, o treinador de 39 anos lembrou que o clube só a pode repetir na próxima época se se classificar no quinto lugar, objetivo que está mais próximo após a redução da distância para o Santa Clara nas duas rondas anteriores, de sete para dois pontos.
Siga o Vitória SC - Estrela da Amadora no Flashscore
Na antecâmara do 44.º jogo oficial da temporada, Luís Freire afirmou que os minhotos estão com “uma vontade muito grande de competir e de entrar em campo”, para repetir “a alta competência e a personalidade” da maioria dos jogos mais recentes, perante um adversário “coeso e atlético”, que ocupa a 15.ª posição da tabela, com 23 pontos.
“Temos de nos focar completamente naquilo que é importante para este jogo. O Estrela da Amadora é uma equipa competente. É uma equipa que fora de casa tem tido boas prestações. É uma equipa coesa defensivamente, atlética, forte no contra-ataque e na bola parada, com algumas dinâmicas também na construção”, descreveu.

O timoneiro dos minhotos lembrou que os tricolores são ainda capazes de “aproveitar os erros adversários”, o que vai forçar os seus jogadores a apresentarem-se muito equilibrados, muito concentrados e “muito reativos às perdas da bola”.
Para Luís Freire, a prestação defensiva na receção ao Betis foi “uma exceção” na tendência mais recente da equipa, que se traduz em cinco golos sofridos nas oito jornadas sob o seu comando, que se corrige com algumas mudanças nos posicionamentos que permitiram contra-ataques e com atenção.
O Vitória SC, sexto classificado da Liga portuguesa de futebol, com 38 pontos, recebe o Estrela da Amadora, 15.º, com 23, em partida agendada para as 20:30 de domingo, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, com arbitragem de António Nobre, da associação de Leiria.