Mais

Luís Freire foi do 80 ao 8 na estreia: Vitória SC empata com Arouca

Yalçin perante a pressão de Tiago Silva
Yalçin perante a pressão de Tiago SilvaOpta by Stats Perform/LUSA
O Vitória SC empatou este sábado, a dois golos, diante do Arouca, na estreia de Luís Freire no comando técnico dos conquistadores. Michel Dieu, aos 20', e Nuno Santos, aos 40', colocaram o Vitória na frente, mas Tiago Esgaio (56') e Chico Lamba (72') restabeleceram a igualdade na segunda parte.

Recorde as incidências da partida

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Na estreia no comando técnico do Vitória SC, com a equipa sem vencer nos últimos seis jogos, e com a eliminação na Taça de Portugal, diante do Elvas, a precipitar a saída de Daniel Sousa, Luís Freire não pôde contar com Manu Silva, a caminho do Wolverhampton. Já o Arouca chegou ao D. Afonso Henriques sem perder há dois jogos e com o triunfo diante do Boavista a fechar a primeira volta.

O jogo começou com pouca intensidade, com estudo mútuo de ambas as equipas, e com o primeiro remate a pertencer ao Vitória, aos 12', com Samu a rematar para defesa de Mantl. Respondeu o Arouca, aos 15', com Jason a atirar por cima, antes de ver Bruno Varela, aos 18', antecipar-se e negar-lhe bola de perigo.

Aos 20 minutos, na sequência de um canto de Samu, foi Tiago Silva, com um cruzamento de trivela, a colocar a bola na cabeca de Dieu Michel, que voltou a marcar nesta aposta na equipa principal do Vitória, inaugurando o marcador no D. Afonso Henriques.

Em vantagem, o Vitória voltou a visar a baliza do Arouca, com Samu, aos 29', a rematar para desvio de Chico Lamba, antes de Tiago Silva encher o pé em cima da meia hora, com novo desvio na área. Aos 34' respondeu o Arouca, com Yalçin a aparecer na cara de Bruno Varela, que fez a mancha. Aos 37' foi o Vitória a estar perto do 2-0, com Nuno Santos a rematar pertíssimo do poste. Não marcou aos 37', fê-lo aos 40': Kaio César, em jogada pela direita, cruzou, e Nuno Santos, de primeira, assinou o 2-0 para o Vitória.

Já nos descontos da primeira parte, primeiro aos 45+1', perante Yalçin, e aos 45+2', a remate de Jason, Bruno Varela brilhou e levou o Vitória a vencer por dois para os balneários.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

Para a segunda parte Vasco Seabra tirou Jason e apostou em Sylla. Aos 52 minutos David Simão lançou Trezza que, pressionado por Borevkovic, atirou por cima. Aos 53', de livre, Óscar Rivas testou Mantl, antes de Yalçin, aos 55', surgir na área para nova intervenção importante de Borekovic.

O Arouca ameaçava e aos 56 minutos chegou mesmo ao golo: Tiago Esgaio ganhou o duelo a Borevkovic e, na cara de Bruno Varela, rematou forte para o 2-1.

O lance ainda foi ao VAR, enquanto Vasco Seabra fazia mais duas alterações, laçando Dylan Nandín e Fukui nos lugares de Yalçin e Pedro Santos. Com o jogo relançado, aos 65 minutos Fukui encheu o pé, para Bruno Varela defender a dois tempos. Luís Freire quis mexer com a partida e, aos 67 minutos, tirou Tiago Silva para lançar João Mendes.

Aos 71 minutos Nuno Santos voltou a querer brilhar, num remate de pé direito, à entrada da área, onde Mantl conseguiu responder à altura. Na resposta, o Arouca chegou mesmo ao empate, após lance confuso na área vimaranense, na sequência de um canto, onde surgiu Chico Lamba para encostar para o 2-2, aos 72 minutos.

O lance foi mais uma vez ao VAR, o 2-2 foi confirmado e os dois treinadores voltaram a mexer, com Miguel Puche no lugar de Trezza, no Arouca, e Nélson Oliveira em vez de Nuno Santos, no Vitória. Aos 78' Sylla tentou, de meia distância, com o ambiente frio em Guimarães a tornar-se cada vez mais tremido, e com assobios dos adeptos vimaranenses.

Em busca dos três pontos na estreia, Luís Freire tirou Samu e Zé Carlos, apostando em Telmo Arcanjo e Marco Cruz. Aos 85' Handel lançou Maga, que rematou por cima, antes de David Simão conquistar um canto, aos 87'. Em cima dos 90' Vasco Seabra apostou em Henrique Araújo no lugar de Pablo Gozálbez, para os oito minutos de compensação na partida. E foi no último fôlego que o Vitória, aos 90+2', viu Telmo Arcanjo bater um livre para Borevkovic atirar ao lado, antes de Nandín ser lançado no espaço e também atirar desviado da baliza de Bruno Varela (90+3').

Com este resultado o Vitória SC mantém o 6.º lugar, com 26 pontos, mas pode ser ultrapassado pelo Casa Pia, enquanto o Arouca igualou, à condição, os 16 pontos de Nacional e Estrela da Amadora.

Homem do jogo Flashscore: Nuno Santos (Vitória SC)

Estatística final e destaques individuais da partida
Estatística final e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform