O treinador Luís Pinto considerou esta sexta-feira que o Vitória SC deve ser “mais competente e competitivo” frente ao Santa Clara, na oitava jornada da Liga Portugal, do que no jogo anterior, com o Alverca.
Acompanhe aqui as incidências e o relato da partida
Depois do triunfo sobre o Estrela da Amadora (2-0) e do empate caseiro no clássico minhoto com o SC Braga (1-1), os vimaranenses perderam no reduto do Alverca (2-0), num jogo em que “foram muito mais apáticos” em relação aos dois anteriores, situação que o técnico, de 36 anos, espera não ver repetida.
“Temos muito potencial na equipa. Aquilo que nos causa mais revolta e frustração tem a ver com a incapacidade em sermos consistentes. A qualidade do grupo faz-nos crer que podemos ser mais competentes e competitivos do que no último jogo. Temos de perceber o que não é negociável para nós. Temos capacidade para sermos mais vezes o que fomos com o Estrela e com o SC Braga e menos o que fomos com o Alverca”, disse, na antevisão ao desafio marcado para sábado, em Guimarães.

Insatisfeito com a forma como a sua equipa se apresentou frente aos ribatejanos, Luís Pinto reconheceu que os minhotos têm de apresentar “um crescimento sustentado” para serem “mais consistentes”, a começar pela receção à equipa açoriana, treinada por Vasco Matos.
“Além da qualidade e da organização que apresenta, com pragmatismo nos momentos ofensivos, (o Santa Clara) está perfeitamente identificado com a ideia do Vasco, com aquilo que lhes trouxe sucesso no passado recente. Mas temos de nos focar em nós e de ser mais consistentes”, frisou.
O timoneiro vitoriano acrescentou que os seus pupilos têm de “ter maturidade” para jogar ao seu melhor nível em todos os jogos e não só em alguns, mostrando “critério nos momentos com bola e confiança”, bem como pragmatismo na hora de atirar à baliza.
Após ter enfrentado o Alverca reduzido a 10 jogadores em toda a segunda parte do desafio da jornada anterior, na qual faltou “mais criatividade perante uma organização defensiva muito baixa”, o treinador reconheceu que a preparação do duelo com a equipa de Ponta Delgada acautelou situações de ataque para a eventualidade de uma defesa açoriana recuada e compacta.
Sem esclarecer se vai operar alterações face à equipa titular da ronda anterior, Luís Pinto esclareceu ainda que o médio Gonçalo Nogueira, ausente nas duas partidas anteriores, está “em fase final de recuperação” da lesão que o afeta.
O Vitória SC, nono classificado, com oito pontos, recebe o Santa Clara, oitavo, com oito, em desafio da oitava jornada da Liga portuguesa, agendado para sábado, às 20:30, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, com arbitragem de João Gonçalves, da associação do Porto.