Mais

Margem mínima para ganho máximo: Santa Clara vence Rio Ave e isola-se no 4.º lugar

Adriano Firmino na pressão a Clayton
Adriano Firmino na pressão a ClaytonOpta by Stats Perform/EDUARDO COSTA/LUSA
O Santa Clara venceu este sábado o Rio Ave, por 1-0, na 13.ª jornada do campeonato, e beneficiou do empate do SC Braga, com o Estoril, e da derrota do Vitória SC, diante do Benfica, para se isolar no 4.º lugar da Liga, apenas atrás dos três grandes.

Recorde as incidências da partida

Depois da vitória em Alvalade, diante do Sporting, Vasco Matos apostou em Sidney Lima e Gabriel Silva nos lugares de Frederico Venâncio e Safira. Do lado do Rio Ave, Petit colocou João Novais em vez de Pohlmann, em relação à formação que apresentou diante do Moreirense.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

A jogar em casa, o Santa Clara entrou ao ataque e logo aos 6 minutos foi Vrousai a cortar o cruzamento de Calila, antes de Serginho rematar para as mãos de Miszta. Aos 19 minutos foi Vinícius Lopes, novamente com Calila a servir, da direita, a rematar por cima da baliza dos vila-condenses.

Aos 26 minutos mais uma grande ocasião para o Santa Clara, quando após uma sucessão de cantos Klismahn bateu para cabeceamento de MT, ao lado.

Depois dos avisos, o golo do Santa Clara chegou mesmo, aos 36 minutos, e através do mesmo jogador que gelou o Estádio José Alvalade. Vinícius Lopes, após passe longo de MT, e com assistência de Calila para a entrada da área, atirou forte para o 1-0.

Petit não gostava do que via e, aos 42 minutos, mexeu logo em dose dupla, lançando Brandon Aguilera e Valentim Sousa nos lugares de Tiago Morais e Tiknaz. E foi já na compensação da primeira parte que Clayton fugiu a Luís Rocha e rematou para bela intervenção de Gabriel Batista.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

Na segunda parte até foi o Rio Ave a primeira equipa a criar perigo, aos 51 minutos, com João Novais a cruzar para Clayton, valendo a antecipação de Gabriel Batista, mas aos 55' Vinícius Lopes falhou por centímetros o 2-0, após cruzamento de Calila.

Aos 64 minutos mais uma ocasião clara para o Santa Clara dilatar a vantagem, num contra-ataque de Gabriel Silva, a libertar Klismahn, que rematou para defesa de Miszta. Aos 73' foi novamente Gabriel Silva, desta vez a passar por Patrick William e a rematar, com a bola a desviar em Vrousai, antes de Vinícius Lopes, no minuto seguinte, surgir isolado em zona frontal mas para mais uma defesa do guarda-redes do Rio Ave.

Para a reta final da partida Petit arriscou, lançando Hassan para fazer dupla com Clayton no ataque, e em cima dos 90' valeu Gabriel Batista, na baliza do Santa Clara, a negar o golo ao jovem Valentim Sousa. Já dentro dos cinco minutos de compensação foi Bruno Almeida a testar Miszta na baliza contrária, aos 90+2': o polaco deixou a bola escapar e esta saiu ao lado.

Com este triunfo o Santa Clara carimba o estatuto de equipa sensação, isolando-se no 4.º lugar, e impondo a primeira derrota de Petit no comando técnico dos vila-condenses.

Homem do jogo Flashscore: Diogo Calila (Santa Clara)

Estatísticas e destaques individuais da partida
Estatísticas e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform