Mais

Martín Anselmi: "Preparámo-nos para o Sporting, não para o Gyokeres"

Martín Anselmi, treinador do FC Porto
Martín Anselmi, treinador do FC PortoFC Porto
O treinador do FC Porto, Martín Anselmi, fez esta quinta-feira a conferência de imprensa de antevisão ao clássico com o Sporting, da 21.ª jornada da Liga, marcado para amanhã, às 20:15, no Estádio do Dragão.

Primeiro clássico no FC Porto: "Creio que quando queremos ser treinadores que nos preparamos para este tipo de jogos e de cenários. Encaro este jogo com muito entusiasmo e estar pela primeira vez no nosso estádio e com os nossos adeptos. Este é um dos jogos mais bonitos para se jogar, por isso, encaro-o com entusiasmo."

Médio ou defesa no trio de centrais: "Cada jogo tem um contexto diferente. Não é bom neste jogo gostar mais um médio ou de um central. No final de contas, estamos a trabalhar há pouco tempo com este plantel e estamos a perceber em que funções se encaixam melhor os jogadores. Vai haver jogos onde vamos necessitar de um jogador com características de médio e outros vamos precisar de um jogador com características de central. Além disso, ambos podem fazer o que pedimos para a posição. (...) No outro jogo terminámos com uma linha de quatro. Não quero ficar associado a um apenas um sistema tático". 

Gyokeres: "Não posso controlar o onze do rival. Temos de nos preparar para qualquer onze e qualquer momento em que pode haver uma alteração. Claro que é um avançado que conhecemos as suas qualidades. Temos de estar preparados para qualquer um. É um avançado que gosta de espaço e que é forte. O central que o defender tem de se preparar. Depois, a nível coletivo, não podemos pensar só num jogador. Temos de defender contra o Sporting, não contra um avançado."

Números do Sporting na Liga: "O volume ofensivo de rival e o que é capaz de fazer o rival, já sabemos. Temos de saber o que somos nós capazes de fazer. Vimos de um jogo que ganhámos na Liga Europa, com a baliza a zero. Com o Rio Ave tivemos situações para golo, estivemos muito bem. Sofremos golos em erros não forçados. Mas quando estivemos organizados, estivemos bem. Este jogo requer máxima concentração e onde os golos são fundamentais. Cada golo que sofremos, temos de empatar. Têm jogadores rápidos capazes de criar perigo. Temos de estar juntos e saber que estamos em casa e que a bola será nossa". 

Oiça o relato no site ou na app
Oiça o relato no site ou na appFlashscore

Plantel após fecho do mercado: "Se falta ou não alguma coisa não vale a pena falar sobre isso porque o mercado já terminou. Sim, estou satisfeito com o plantel. Temos um plantel jovem mas com muita vontade de aprender. Estamos contentes com todos os jogadores que temos. Sofremos algumas baixas importantes. Não encontrámos jogadores com características semelhantes aos jogadores que perdemos, então preferimos manter como estávamos."

Garantias do plantel para os objetivos: "Uma coisa é a competitividade, a forma como competiu nos jogos que já fez, algo que tem de estar sempre presente e que creio amanhã não faltará. Obviamente que a parte defensiva é muito mais simples, até porque é mais fácil destruir que construir. Depois da Europa vem uma semana limpa e será sem dúvidas necessária para treinarmos aquilo que ainda não treinamos. Procurámos ser cada vez melhores, mostrámos os números aos jogadores. Temos todos os dados controlados e sabemos qual é o caminho que temos de perseguir."

William Gomes e Tomás Pérez: "O William já está apto para ser convocado. O Tomás está a espera do certificado, mas creio que vai chegar no decorrer do dia. O que podem dar? O William é um jogador muito rápido no 1x1, é canhoto e com perna hábil. Joga nas duas alas, mas mais na esquerda. É um jovem e terá de se adaptar. O Tomás é um médio que pode jogar como líbero ou médio centro. É um miúdo muito inteligente. No dia em que estivemos a treinar com ele, demos conta que tem uma boa percepção de jogo. Integrou-se com muita personalidade e sabe bem o que quer. Pode dar-nos compromisso e volume do jogo na hora de construir, porque faz isso muito bem". 

Distância de oito pontos para o Sporting: "Não posso falar de coisas que não posso controlar. Não posso estar a fazer futurologia. Eu preparo-me para ganhar. Depois de o jogo terminar podemos falar sobre esse tipo de coisas. Até lá, preparo-me apenas para jogar. Até porque não controlo o vento, as decisões do árbitro, como acordou hoje o adversário... tudo o que está fora do campo para mim é ruído. O que está fora do relvado para mim não conta."

Siga o FC Porto - Sporting no Flashscore