À medida que o número de jornadas começa a diminuir, a pressão é cada vez maior. Se Sporting e Benfica estão na luta acesa pelo título, no fundo da tabela há quem lute pela vida, quase num sentido literal.
Jogar na Liga Portugal ou na Liga 2 não é a mesma coisa do ponto de vista financeiro. Clubes e jogadores sabem disso, até porque jogar no primeiro escalão é também uma montra para atingir outros patamares, por isso ninguém vai desistir enquanto a matemática disser que não é possível fazer mais para evitar a despromoção.
A época do Farense tem sido uma constante corrida contra o tempo e pode dizer-se que o carro dos Leões de Faro, que começou por ser conduzido por José Mota, avariou na zona de partida. Ao fim de seis jornadas, a equipa algarvia ainda não tinha somado qualquer ponto e a primeira vitória aconteceu apenas na jornada 8, diante do... Estoril Praia.

Entretanto, passou uma volta completa e o Farense nunca saiu das zonas que podem dar descida de divisão, seja direta, seja pelo play-off. De resto, a equipa de Tozé Marreco só terminou em 16.º lugar, zona de play-off de descida, nas jornadas 16 e 18.
Tendo em conta este cenário, seria muito fácil desistir, especialmente em 2025, uma vez que a equipa ainda não conseguiu uma única vitória neste ano civil.

No entanto, o Farense ainda não se deu por vencido e mostrou que não vai cair para a Liga 2 sem dar luta até aos instantes finais. Depois de ter sofrido dois golos no espaço de quatro minutos na Amoreira, a equipa de Tozé Marreco teve alma para ir à procura do resultado e até podia ter saído da Amoreira com os três pontos.
O técnico lançou Filipe Soares (assistência), Miguel Menino (golo e outro anulado), Rui Costa (golo) e Yusupha (bola ao poste) na segunda parte e as alterações foram determinantes para a conquista de um ponto (2-2) que pode fazer toda a diferença no final da contabilidade.

Após o encontro, ficam os abraços, o empate e a reação que, segundo o próprio Tozé Marreco, "tem sido a imagem da equipa, que tem estado a remar contra a maré desde as primeiras jornadas".
As últimas ondas prometem ser mais agitadas do que é habitual para os lados do Algarve, mas a equipa do Farense sabe que só poderá ter umas férias tranquilas no verão se der tudo nos meses da primavera.
Leia aqui os outros Momento Flash
