Até sexta-feira, poucos seriam os adeptos familiarizados com nome de Dieu-Merci Michel. Nascido no Canadá, com ascendência angolana, este avançado de 20 anos chegou a Guimarães em 2022 e desde então foi principalmente utilizado na equipa secundária do Vitória SC, que atua no Campeonato de Portugal (quarto escalão).
Contudo, costuma-se dizer na linguagem do futebol que o azar de uns é a sorte de outros e Michel levou o cliché à letra. Diante do campeão nacional Sporting, o Vitória SC viu-se privado de Nélson Oliveira e Jesús Ramírez, os dois avançados do plantel, por lesão. José Bica também estava com queixas físicas, e Gustavo Silva, extremo por definição, foi quem liderou a linha avançada vimaranense.

Uma solução que terminou aos 43 minutos, quando o brasileiro arrancou em velocidade, na disputa com St. Juste, acabou por se lesionar e teve de deixar a partida. A única alternativa no banco? Dieu-Merci Michel. Com 12 minutos diante do Nacional, o avançado era lançado para o segundo jogo na Liga e logo diante do Sporting, campeão nacional.
Seguiu-se um conto de fadas, para Michel e o Vitória SC. A perderem por 1-3 na segunda parte, os vimaranenses deram a volta e colocaram-se na frente por 4-3, com Dieu-Mercie a fazer o golo da reviravolta, na sequência de uma bola parada, aos 85 minutos.
Uma estreia a marcar de sonho, que só não foi melhor porque Francisco Trincão garantiu o empate para o Sporting nos últimos minutos da partida. Uma bonita história num sério concorrente ao melhor jogo de 2025.
Leia aqui os outros Momento Flash
