Mais

Morreu Joaquim Oliveira, fundador da SportTV

Joaquim Oliveira faleceu este sábado, aos 78 anos
Joaquim Oliveira faleceu este sábado, aos 78 anosJOSÉ COELHO/LUSA
Joaquim Oliveira, empresário que teve grande impacto no futebol português nas últimas décadas, morreu este sábado, aos 78 anos.

Empresário natural de Penafiel, Joaquim Oliveira notabilizou-se nos negócios na área dos direitos televisivos, publicidade e marketing no desporto, especialmente no futebol, onde foi pioneiro em vários setores.

Liderou o Conselho de Administração de várias empresas do grupo Controlinveste, sendo atualmente, entre outros, presidente do Conselho de Administração da Olivedesportos e da Sport TV, que fundou. Tinha uma forte ligação à área dos media e ainda vários negócios no universo do entretenimento.

Pedro Proença, presidente da FPF, destacou o legado de Joaquim Oliveira.

"Joaquim Oliveira foi uma figura importantíssima na promoção e desenvolvimento do Futebol Português, que fica inegavelmente mais pobre com a sua partida. À família, em especial à mulher e aos filhos, e a todos aqueles que com ele tiveram o privilégio de privar, deixo em meu nome pessoal, e em nome da Federação Portuguesa de Futebol, as mais sentidas condolências", disse o dirigente federativo.

A FPF e a Liga Portugal decretaram, entretanto, um minuto de silêncio em todos os jogos deste fim de semana.

"O Futebol português fica de luto com a partida de Joaquim Oliveira. Portugal perdeu uma das maiores referências nacionais e eu perdi um amigo de uma vida e uma pessoa por quem tinha uma sincera e enorme estima pessoal e profissional. Vamos ter um minuto de silêncio nos jogos deste fim de semana em sua memória. Que saibamos honrar o seu exemplo, a sua paixão e o seu histórico legado", declarou Reinaldo Teixeira, presidente da Liga Portugal.