Mais

Nani termina a carreira de futebolista

Nani ao serviço do Estrela da Amadora
Nani ao serviço do Estrela da AmadoraEstrela da Amadora
O anúncio surgiu este domingo nas redes sociais de forma surpreendente. Aos 38 anos tinha regressado a Portugal para representar o Estrela da Amadora

"Chegou a altura de dizer adeus, decidi terminar a minha carreira como jogador profissional. Foi uma viagem fantástica e queria agradecer a todas as pessoas que me ajudaram e apoiaram nos altos e baixos de uma carreira que durou mais de 20 anos e me deu tantas recordações inesquecíveis. Chegou a hora de virar uma nova página e concentrar-me em novos objectivos e sonhos. Até breve", escreveu Nani nas redes sociais.

Aos 38 anos, Nani decidiu colocar um ponto final na carreira de futebolista. O anúncio surpreendeu pelo timing, já que o internacional português tinha regressado a Portugal no início desta temporada para jogar com o Estrela da Amadora, com quem tinha contrato até junho de 2025. O clube entretanto anunciou a rescisão por intermédio de um comunicado: "O CF Estrela da Amadora informa que chegou a acordo, com o atleta Luís Nani, para a rescisão do seu contrato por mútuo acordo. Uma figura exemplar que sempre elevou, pelo mundo fora, o bom nome da cidade e as cores do nosso país. Com este símbolo, o compromisso não foi diferente!"

Fez 10 jogos e um golo pelos tricolores. O último jogo oficial, curiosamente, acabou por ser cheio de simbolismo: Disputou 38 minutos em Alvalade, diante do Sporting, o clube onde fez a formação e se destacou.

Os números de Nani
Os números de NaniFlashscore

Herdeiro de Cristiano Ronaldo

Luís Carlos Almeida da Cunha ficou conhecido no mundo do futebol como Nani. Natural na Amadora, começou a dar os primeiros pontapés na bola no Real SC, antes de se mudar para a formação do Sporting.

A estreia pela equipa principal aconteceu em 2005, pela mão de José Peseiro que o lançou aos 72 minutos num jogo com a Udinese, de pré-eliminatória para a Liga dos Campeões.

Nani ao serviço do Sporting
Nani ao serviço do SportingESTELA SILVA / EPA / Profimedia

Um extremo veloz, destaca-se em Alvalade, onde começava a ganhar comparações com Cristiano Ronaldo. As semelhanças tornaram-se mais evidentes quando em 2007 segue CR7 para Old Trafford e assina pelo Manchester United.

Sob o comando de Sir Alex Ferguson torna-se um dos extremos mais desconcertantes, capaz de encarar adversários com fintas e festejar golos com mortais que irritavam o escocês, mas que faziam as delícias nas bancadas. Foi campeão quatro vezes, venceu uma Liga dos Campeões, quatro Supertaças de Inglaterra, duas Taças da Liga  e um Mundial de Clubes.

Após sete anos em Inglaterra ensaiou o primeiro regresso a casa em 2014, quando esteve cedido ao Sporting. Seguiram-se périplos por Fenerbahçe, Valência e Lazio antes da terceira e última passagem por Alvalade, em 2018/19. Passou ainda pela MLS (Orlando City), voltou a Itália (Venezia), foi até à Austrália (Melbourne Victory) e Turquia (Adana Demirspor) antes do Estrela da Amadora e devolver alguma alegria à cidade onde nasceu.

Internacional português em 112 ocasiões, foi um dos obreiros do Campeonato da Europa conquistado em 2016. Participou ainda nos Euros de 2008 e 2012, além do Mundial-2014.

Os números de Nani
Os números de NaniFlashscore