Mais

Não houve Gabrielle que impedisse o primeiro triunfo beirão: Tondela vence Santa Clara

Rony Lopes perante a pressão de Adriano
Rony Lopes perante a pressão de AdrianoOpta by Stats Perform/LUSA

O Tondela venceu este sábado o Santa Clara, nos Açores, por 1-2, em jogo da 7.ª jornada da Liga Portugal, ameaçado e adiado em uma hora devido à tempestade pós-tropical Gabrielle. Pedro Maranhão, que falhou um penálti aos 50 minutos, inaugurou o marcador aos 61', antes de Yaya Sithole fazer o segundo, três minutos depois. O Santa Clara ainda reduziu, de penálti, aos 76', por Wendel, mas não conseguiu chegar ao empate e aos pontos nesta partida.

Recorde as incidências da partida

Vasco Matos, treinador do Santa Clara, apostou em Luquinhas, Anthony Carter e Diogo Calila no onze, em detrimento de Gabriel Silva, Vinícius Lopes e Brenner Lucas. Do lado do Tondela, Ivo Vieira retirou Rémy Vita e Joe Hodge da equipa, dando a titularidade a Tiago Manso e Yaya Sithole.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

O Tondela foi a primeira equipa a visar as balizas, com Pedro Maranhão, aos 10', a testar a pontaria, com remate de longe, antes de Serginho responder, aos 18', com remate para desvio de Marques. Aos 24' foi Ivan Cavaleiro, de cabeça, a atirar por cima, e aos 34' Rony Lopes a tentar surpreender, com novo remate de meia distância.

O Tondela criava perigo e Vasco Matos, ainda antes do intervalo, apostava em Vinícius Lopes e Wendel, tirando Anthony Carter e Diogo Calila do onze dos açorianos. A verdade é que foi o Tondela a ficar perto do golo, aos 44 minutos, quando Bebeto rematou de longe e Gabriel Batista voou para evitar o 0-1.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

Sem substituições ao intervalo, a segunda parte arrancou com o penálti arrancado por Pedro Maranhão, após ser tocado por Lucas dentro da área açoriana. Na conversão da grande penalidade, o mesmo Pedro Maranhão permitiu a defesa de Gabriel Batista, aos 50 minutos, com Yaya Sithole a marcar na recarga, mas já com apito do árbitro, devido a uma infração dos jogadores do clube beirão.

Aos 54 minutos Vasco Matos voltou a mexer, apostando em Gabriel Silva no lugar de Luquinhas, e aos 59 minutos Lucas criou perigo junto à baliza do Tondela. Seria, porém, a equipa beirã a desbloquear o marcador, em cima da hora de jogo: Rony Lopes serviu Pedro Maranhão, que rematou cruzado, por baixo das pernas de Gabriel Batista, assinando o 0-1.

Três minutos volvidos, e na sequência de um pontapé de canto, Yaya Sithole surgiu ao segundo poste, aproveitando a oferta de Gabriel Batista, para encostar e fazer o 0-2.

Vasco Matos mexeu pela última vez, aos 67', com José Tavares e Pedro Ferreira nos lugares de Serginho e Sidney Lima, com Ivo Vieira a apostar em Cícero e Hodge, nos lugares de Rony Lopes e Rodríguez. Aos 71 minutos Bernardo Fontes voou para negar um autogolo de Marques, antes de Bebeto, aos 73', em cima da linha, evitar o golo de Wendel.

O Santa Clara carregava e, aos 74 minutos, Cícero, em campo há cinco minutos, derrubou Gabriel Silva dentro da grande área. Grande penalidade para a formação açoriana, que Wendel, aos 76 minutos, transformou no 1-2, relançando a partida.

Com margem mínima no marcador, em busca da primeira vitória neste regresso ao principal escalão, Ivo Vieira lançou Maviram e Rodríguez nos lugares de Tiago Manso e Siebatcheu, aos 79 minutos, voltando a mexer aos 84', com Yarlen em vez de Ivan Cavaleiro. O Santa Clara, porém, acreditava no empate e aos 88 minutos Wendel, isolado, rematou para uma enorme defesa de Bernardo Fontes.

Ainda com sete minutos de compensação pela frente, os açorianos carregaram em busca do 2-2, mas a formação de Ivo Vieira soube sofrer e aguentar o ímpeto final da equipa da casa. O Tondela conseguiu assim somar o primeiro triunfo na Liga Portugal, chegando aos cinco pontos, enquanto o Santa Clara mantém os 8.

Homem do jogo Flashscore: Rony Lopes (Tondela)

Estatísticas finais e destaques individuais da partida
Estatísticas finais e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform