Lateral-esquerdo foi afastado da equipa principal depois de ter recusado sair no verão. Já foi utilizado pela equipa B na Distrital de Lisboa.
Ainda sem um sucessor para José Faria, o Estrela da Amadora vê-se agora envolvido num imbróglio judicial. Nilton Varela avançou para rescisão do contrato, de forma unilateral.
A defesa do jogador alega “atropelos disciplinares e assédio laboral” para justificar a saída do lateral de 24 anos. Nilton Varela, recorde-se, recusou sair para o Radomiak Radom no último dia do mercado de transferências e acabou despromovido para a equipa B, tendo sido utilizado diante do Olivais e Moscavide, na Distrital de Lisboa.
Com formação dividida entre Sporting, Belenenses e BSAD, Nilton Varela chegou ao Estrela da Amadora em 2023, depois de ter deixado o FC Porto, onde jogou na equipa B. Esta época foi utilizado apenas no empate com o Estoril.
A decisão marca um ponto de rutura inesperado na carreira de um dos rostos mais consistentes do Estrela na época passada. Nilton Varela foi o jogador mais utilizado em 2024/2025 pelos treinadores do clube tricolor, com um total de 2.386 minutos em 30 jogos oficiais (28 como titular e apenas dois como suplente utilizado). Contribuiu ainda com duas assistências
