Mais

O anfitrião generoso que o ganso aproveitou: Casa Pia vence AFS (0-2)

Osundina foi figura da partida
Osundina foi figura da partidaOpta by Stats Perform, Estela Silva/LUSA

Num duelo que começou atrasado por problemas com o autocarro do Casa Pia, o emblema lisboeta aproveitou a generosidade dos anfitriões. AFS cedeu veículo aos comandados de João Pereira, falhou penálti por Rafael Barbosa e teve duas falhas de atenção que redundaram nos golos de Osundina (31’) e Duplexe Tchamba (57’).

Reveja aqui as principais incidências da partida

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

A segunda jornada da Liga Portugal começou com um belo exemplo de Fair-Play. Hospedado em Santo Tirso, o Casa Pia ficou sem autocarro para viajar até à Vila das Aves e teve de ser o AFS, adversário desta sexta-feira, a ceder o veículo para permitir aos lisboetas alcançarem o local da partida que começou com 15 minutos de atraso.

Uma generosidade que acabou por se estender ao campo de jogo. Duas equipas ainda à procura dos primeiros pontos, o AFS até arrancou melhor e mesmo o facto de não ter José Mota no banco, castigado, impediu a equipa de casa de dispor da primeira grande oportunidade da partida. Aos 12 minutos, Osundina derrubou Algobia na área e o árbitro foi perentório a apontar para a marca de grande penalidade. Chamado a converter, Rafael Barbosa conseguiu enganar Patrick Sequeira, mas errou o alvo e não conseguiu enquadrar o remate.

E como quem não marca, sofre, Osundina redimiu-se ainda no primeiro tempo. Uma novidade no onze do Casa Pia, o norte-americano marcou rapidamente o livre e apareceu na área para concretizar o cruzamento de Livolant e inaugurar o marcador aos 31 minutos.

Uma primeira parte feliz para os gansos, não fosse a lesão de Oukili, que obrigou o médio a sair aos 41 minutos.

Os números ao intervalo
Os números ao intervaloOpta by Stats Perform

No segundo tempo, Nenê e Guilherme Neiva tentaram mudar o rumo dos acontecimentos para o AFS, mas esta não era mesmo a tarde dos homens da Vila das Aves. Aos 57’, Larrazabal disparou um livre potente, que Simão Bertelli não conseguiu segurar e Tchamba surgiu oportuno para rematar para o fundo das redes. Mais uma desatenção, mais um golo.

Até final, o AFS pareceu resignar-se e só no final conseguiu importunar Patrick Sequeira, quando Diego Duarte e Nenê obrigaram o costa-riquenho a defesas atentas para manter a baliza inviolada. Mais perto esteve o Casa Pia do terceiro, mas Simão Bertelli negou Livolant e Max Svensson falhou a emenda.

Depois de ter perdido os três primeiros jogos da temporada passada, o Casa Pia conseguiu o primeiro triunfo em 2025/26 à segunda ronda, deixando os homens das Aves sem qualquer ponto.

Homem do jogo Flashscore: Duplexe Tchamba (Casa Pia)

Os números finais da partida
Os números finais da partidaOpta by Stats Perform