Mais

O cântaro foi à Fontán mas Tiago Morais partiu-o: Arouca e Rio Ave empatam

Clayton perante David Simão no Arouca - Rio Ave
Clayton perante David Simão no Arouca - Rio AveOpta by Stats Perform/LUSA
Arouca e Rio Ave empataram esta segunda-feira, a um golo, no jogo que encerrou a 21.ª jornada do campeonato. O golo de Jose Fontán, aos 71 minutos, podia ter significado a terceira vitória consecutiva para a formação orientada por Vasco Seabra, mas Tiago Morais, aos 90+7 minutos, marcou um golaço e resgatou um ponto para o Rio Ave e a vantagem de dois pontos em relação à formação da Serra da Freita na classificação.

Recorde as incidências da partida

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

A jogar em casa, o Arouca entrou ao ataque e aos 5 minutos criou a primeira ocasião de golo, com Sylla a lançar Weverson, que cruzou para Trezza, que desviou para fora. Aos 8 minutos nova ocasião, com David Simão a recuperar a bola, após mau passe de Martim Neto, e a servir Henrique Araújo, que rematou ao lado.

A resposta do Rio Ave chegou aos 18 minutos, num livre a punir falta de Chico Lamba sobre Clayton, com Olinho a cruzar para Tiknaz, de cabeça, atirar com perigo. Aos 24 minutos voltou a ser o Arouca a assustar a baliza vila-condense, com Weverson a rematar junto ao poste de Miszta.

Aos 33' e aos 34' valeu Mantl ao Arouca, para manter a baliza a zeros: primeiro foi Kiko Bondoso, em arco, a rematar para intervenção do guarda-redes e, na sequência da bola parada, após cabeceamento de Vrousai, o voo do guarda-redes alemão para segurar o 0-0. Na resposta bom remate de Gozálbez, à entrada da área, defendido, com segurança, por Miszta.

Ainda antes do intervalo, Gozálbez voltou a testar a pontaria, aos 43', com remate por cima, antes de atirar para defesa de Mizta, já em tempo de compensação.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

Ao contrário da primeira parte, o Rio Ave entrou bem mais pressionante na segunda e logo aos 48' Richards tirou um cruzamento onde André Luiz, já na pequena área do Arouca, quase conseguiu desviar para a baliza. Na resposta, aos 49', após canto, Tiago Esgaio surgiu ao primeiro poste para cabecear por cima. Aos 56' foi Henrique Araújo a rematar, mas contra Abbey, antes de Kiko Bondoso encher o pé, contra Tiago Esgaio, ganhando canto.

Aos 63 minutos Petit mexeu pela primeira vez na equipa, tirando o reforço André Luiz para lançar Tiago Morais, antes de Vasco Seabra tirar Henrique Araújo e Trezza para lançar Dylan Nandín e Jason, aos 68'. 

Um minuto depois de entrar em campo, Dylan Nandín atirou para corte de Abbey e, aos 71 minutos, num lance de bola parada, José Fontán fez mesmo o 1-0, após Tiago Esgaio ganhar a bola aérea a Omah Richards, num lance que ainda foi ao VAR devido à posição de Dylan Nandín. Contou mesmo.

A perder, Petit trocou Olinho, Tiknaz e Omah Richards por João Novais, João Pedro e João Graça, aos 78', com Vasco Seabra a responder com a aposta em Miguel Puche e Pedro Santos nos lugares de Pablo Gozálbez e Fukui. Aos 85 minutos, após livre, Abbey cabeceou muito por cima, antes das últimas mexidas, com Zoabi no lugar de Martim Neto, no Rio Ave, e Loum em vez de David Simão, no Arouca.

O Rio Ave colocou risco para a reta final, o Arouca tentou as transições ofensivas, explorando o espaço aberto, e teve ocasiões para ampliar a vantagem: Puche, aos 90+1', desperdiçou, aos 90+3 Vrousai ainda testou Mantl, mas aos 90+5' foi Sylla, na cara de Miszta, a ver o guarda-redes do Rio Ave a negar o 2-0, antes de Clayton cabecear ao lado.

Seria, porém, em cima do sexto minuto de compensação que Tiago Morais partiu da esquerda, fez a diagonal para o meio e rematou, em arco, para um grande golo, que resgatou um ponto para o Rio Ave.

Homem do jogo Flashscore: Tiago Esgaio (Arouca)

Estatísticas finais e destaques individuais da partida
Estatísticas finais e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform