Recorde as incidências da partida
Vítor Bruno guardou uma grande novidade no onze inicial do FC Porto, apostando no jovem Rodrigo Mora no lugar de Namaso, e mantendo a confiança em Galeno na lateral-esquerda, em detrimento de Francisco Moura. César Peixoto também fez uma alteração, apostando em Gabrielzinho no lugar de Madson, em relação ao onze que perdeu com o Nacional.

O baile e o dançarino
O FC Porto entrou disposto a controlar o jogo mas ia esbarrando na organização dos cónegos. Até que aos 16 minutos Rodrigo Mora fugiu na esquerda, fintou a concorrência e cruzou para Samu, de cabeça, desviar do alcance de Kewin e inaugurar o marcador.
Tentou responder o Moreirense, subindo as linhas, arrancando um amarelo a Galeno (25') e com um remate de Sidnei Tavares, aos 26', muito por cima da baliza de Diogo Costa. Aos 32' foi Martim Fernandes a surgir na área mas, pressionado, a cabecear para defesa segura de Kewin. Aos 36 minutos nova tentativa de Sidnei, agora com direção mas fácil para Diogo Costa segurar.
Aos 38 minutos Fábio Vieira conseguiu fugir na direita, cruzou mas Samu cabeceou sem direção, numa altura em que Nehuén Pérez caiu ao relvado, em dificuldades físicas. O Moreirense foi tentando explorar a velocidade de Gabrielzinho, sempre pelo flanco direito, nas costas de Galeno, mas sem nunca conseguir chegar com perigo à baliza do FC Porto.

Mais Moreirense
A segunda parte, que começou 22 (!) minutos após o apito de Fábio Veríssimo para o intervalo, começou sem alterações nas duas equipas, e com Nehuen Pérez condicionado aos 51 minutos, ao ver o amarelo após falta sobre Alanzinho. Na conversão do livre, Schettine rematou forte, com a bola a passar entre a barreira e a sair a rasar o poste da baliza de Diogo Costa. Aos 58' novamente Schettine, agora a tocar de cabeça, após cruzamento de Dinis Pinto, mas sem perigo para o guarda-redes do FC Porto.
Responderam os azuis e brancos, no minuto seguinte, com remate de Nico González, de fora da área, a desviar em Marcelo e a chegar sem perigo às mãos de Kewin. Aos 61 minutos valeu a leitura de Diogo Costa, num grande passe de Schettine a desmarcar Gabrielzinho, antes de Pepê, na resposta, testar Kewin, que fez bem a mancha.
O Moreirense crescia e César Peixoto acrescentava ao jogo Madson e Ofori, nos lugares de Gabrielzinho e Rúben Ismael, com Vítor Bruno a trocar Pepê por Iván Jaime, tudo aos 64 minutos. Aos 66' nova tentativa do Moreirense, com Alanzinho a encher o pé, com a bola a passar ao lado da baliza de Diogo Costa.
Novo passo de dança
Quem tem Rodrigo Mora, no entanto, pode ter.... tudo. E tudo foi o jovem médio do FC Porto, a aproveitar uma série de ressaltos, a acreditar que podia ser feliz, e aos 67 minutos a rematar de pé direito, fora do alcance de Kewin, para fazer o 2-0, na sua estreia a titular, no campeonato, com a camisola dos dragões.
Aos 70 minutos Samu quase fez o 3-0, valendo um corte da defesa dos cónegos para canto, com a bola a ainda rasar o poste da baliza do Moreirense. Repetiu a façanha aos 72 minutos, com remate ao lado, num lance em que Iván Jaime viu amarelo por simulação de penálti, antes da bola sobrar para o avançado espanhol.
Aos 73 minutos Vítor Bruno lançou Alan Varela, tirando Nico González, antes de Iván Jaime, aos 74 minutos, servido por Fábio Vieira, atirar para golo, valendo Marcelo, em cima da linha, a evitar o 0-3. Aos 77' Madson caiu dentro da área do FC Porto e, um vez mais, houve um amarelo por simulação exibido por Fábio Veríssimo.
Viu, amarelou e venceu
Aos 81 minutos Frimpong cruzou, Schettine, de cabeça, não chegou, e Dinis Pinto pegou mal na bola, rematando por cima. Logo depois César Peixoto arriscou, esgotando as alterações com as entradas de Pedro Santos, Fabiano e Luís Asué, passando a jogar com dois pontas de lança. Respondeu Vítor Bruno, lançando Gonçalo Borges e André Franco, para os lugares de Fábio Vieira e Rodrigo Mora, o mais aplaudido da noite.
André Franco que, aos 87 minutos, viu um cartão amarelo e, aos 88', arrancou um belo remate, de pé esquerdo, batendo Kewin para assinar o 3-0.

Com esta vitória o FC Porto chegou aos 37 pontos e dorme na liderança, à espera do que o Sporting, que tem 36, fará amanhã em Barcelos, diante do Gil Vicente.
Homem do jogo Flashscore: Rodrigo Mora (FC Porto)
