Mais

O Natal é vermelho e branco: Benfica vence Estoril e assume liderança isolada

Atualizado
Benfica procura assumir liderança isolada
Benfica procura assumir liderança isoladaPATRICIA DE MELO MOREIRA, AFP, Opta by Stats Perform
Uma prenda de Natal chamada liderança isolada. O Benfica aproveitou da melhor forma o empate do Sporting e assumiu a liderança isolada da Liga Portugal antes da deslocação a Alvalade, após bater o Estoril Praia por 3-0. Pavlidis (28') abriu o marcador depois de acertar no poste minutos antes e Amdouni (73' e 90+4) voltou a ser decisivo ao sair do banco para fazer o golo da tranquilidade e confirmar a subida ao topo da tabela.

Recorde as incidências do encontro

Os benfiquistas pediram a liderança neste Natal e o Benfica, com ajuda do Sporting, que empatou em Barcelos e está a viver um momento conturbado com a cada vez mais provável saída de João Pereira, foi atrás disso mesmo na receção ao Estoril Praia, que antecipou a consoada, mas também o dérbi no Estádio de Alvalade.

As pontuações dos jogadores
As pontuações dos jogadoresFlashscore

Após recuperar terreno com a visita à Madeira, a equipa de Bruno Lage teve uma segunda hipótese de chegar a esse jogo isolada no topo da Liga Portugal e desta vez não a desperdiçou. O técnico operou apenas duas mexidas, deixando de fora Otamendi, que deu que falar pela deslocação à Argentina para celebrar o 15.º aniversário da filha. Beste foi a outra novidade para defrontar um Estoril Praia que interrompeu a sequência de jogos sem perder na jornada anterior.

Apesar dessa derrota, a equipa de Ian Cathro chegou desinibida ao Estádio da Luz e mostrou ao que vinha. João Carvalho ameaçou a baliza de Trubin logo aos 2' e deu o mote para uma equipa rematadora, como comprovavam as estatísticas ao intervalo - sete tentativas para cada lado.

As estatísticas do encontro ao intervalo
As estatísticas do encontro ao intervaloOpta by Stats Perform

O Benfica foi rápido a assumir o controlo da partida, mesmo sem ser avassalador. O Estoril conseguiu ensaiar saídas pelos corredores, com Fabrício muito ativo no ataque e na tentativa de visar a baliza de Trubin, mas só a infelicidade de Pavlidis (18'), que acertou em cheio no poste, impediu que as águias conseguissem adiantar-se cedo no marcador.

O Estoril deixou de ter capacidade para ameaçar a baliza de Trubin, mesmo que até encontrasse espaços para ensaiar remates pouco perigosos e o Benfica acabou por chegar à vantagem de forma natural, aproveitando um erro de Zanocelo que Pavlidis (28') resolveu com um remate colocado à baliza de Robles. O grego marcou o primeiro golo de fora da área como avançado do Benfica.

Depois de chegar à igualdade e à liderança virtual da Liga Portugal, a equipa de Bruno Lage controlou o jogo com bola, mas sem grande inspiração para incomodar a baliza de Robles, que, diga-se, acabou a primeira parte sem defesas dignas de registo, enquanto o Estoril voltou a tentar acertar entre os postes da baliza de Trubin, também sem incomodar o guardião ucraniano.

As estatísticas do encontro
As estatísticas do encontroOpta by Stats Perform

Estoril provocou desconforto, Amdouni descomplicou

Mesmo sem ser particularmente incomodativo, o Estoril dava sinais de desconforto a um Benfica que, apesar de ter mais bola e jogar mais vezes no meio-campo adversário, não estava a conseguir controlar a partida. Os sinais de intranquilidade aumentaram quando foi assinalado um penálti de Tomás Araújo sobre Fabrício, revertido após recurso ao VAR. O alerta foi claro, mas insuficiente para despertar um Benfica que parecia já estar com a cabeça noutras partidas.

O jogo estava em aberto, mas o pouco risco de Ian Cathro - Lacximicant entrou para o lugar de Marqués - também não serviu como ameaça à vantagem do Benfica, que entrou na melhor fase da partida no momento decisivo e acabou por chegar à tranquilidade, não sem antes Pavlidis (70') desperdiçar mais uma grande ocasião em zona privilegiada, saíndo no momento seguinte para a entrada de Amdouni.

E, ao seu estilo, o suíço precisou de pouco tempo para criar impacto e fazer o terceiro e quarto golos na condição de suplente utilizado na Liga Portugal (73' e 90'+4).

Primeiro ao aparecer no sítio certo para encostar na sequência de um remate de Akturkoglu para defesa incompleta de Joel Robles e depois a cabecear na sequência de um canto para confirmar o triunfo e, mais importante do que isso, a liderança isolada da Liga Portugal.

Homem do jogo Flashscore: Amdouni (Benfica)

Amdouni teve impacto imediato
Amdouni teve impacto imediatoBenfica, Opta by Stats Perform