Mais

O que falta jogar e quais os principais riscos de Sporting e Benfica na luta pelo título

Gyökeres marcou três vezes ao Benfica
Gyökeres marcou três vezes ao BenficaPATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP
A Liga Portugal aproxima-se do fim e as contas do título estão mais equilibradas do que nunca. Numa altura em que restam disputar cinco jornadas, o Flashscore analisou a dificuldade dos jogos que faltam a Sporting e Benfica.

O dérbi de Lisboa poderá ser o ponto de decisão da Liga Portugal 2024/25, com as duas equipas a entrarem em campo com a possibilidade de se sagrarem campeãs nesse mesmo dia. Para isso, resta que estejam igualadas em pontos, algo que acontece neste momento.

O Sporting leva vantagem por ter vencido o dérbi com o Benfica em Alvalade (1-0), mas os 69 pontos dos dois conjuntos deixam uma grande interrogação quanto às contas do título.

Caso este cenário se mantenha, o vencedor do Benfica - Sporting, de 10 de maio, sagrar-se-á campeão, a não ser que o Benfica também ganhe por 1-0, aí a decisão segue para a última ronda, com a possibilidade de entrar em cena o critério do número de golos marcados e sofridos. 

Sporting voltou à liderança da Liga na última ronda
Sporting voltou à liderança da Liga na última rondaFlashscore

No entanto, até ao dérbi, ainda muito se pode decidir. Analisemos, então, o calendário dos dois candidatos ao título até final da época.

Sporting com caminho teoricamente mais favorável

Na última jornada, o Sporting voltou à liderança do campeonato, fruto da vitória diante do Santa Clara (0-1) e do empate do Benfica frente ao Arouca (2-2). A deslocação aos Açores era, teoricamente, um dos jogos mais complicados para a equipa de Rui Borges no que resta jogar do campeonato.

O Sporting joga três vezes em casa nas últimas cinco jornadas e defronta equipas teoricamente acessíveis, especialmente em Alvalade - o Moreirense nunca venceu em casa do Sporting e empatou duas vezes, enquanto o Gil Vicente só ganhou um jogo para a Liga.

A equipa de Rui Borges encerra a época com a receção ao Vitória SC, que poderá entrar na última ronda com as contas europeias decididas. Além disso, o histórico do conjunto de Guimarães em Alvalade não é favorável - apenas um triunfo no século XXI.

O calendário do Sporting
O calendário do SportingFlashscore

Fora de portas, os leões têm uma deslocação ao Estádio do Bessa, onde perdeu mais vezes (23) do que venceu (17), no entanto, será um confronto entre um candidato ao título e uma equipa que poderá até já estar condenada à descida de divisão nessa altura.

Por fim, o jogo de maior risco é, claro, a visita a casa do eterno rival, onde o histórico é claramente negativo - 16 vitórias, 25 empates e 49 derrotas para o Sporting na Liga -, no entanto, o empate no dérbi poderá até ser um bom resultado para o Sporting.

Risco de perda de pontos:

Moreirense (C) - Baixo

Boavista (F) - Baixo

Gil Vicente (C) - Baixo

Benfica (F) - Elevado

Vitória SC (C) - Moderado

Benfica com viagens delicadas

O empate com o Arouca, depois de uma goleada no Estádio do Dragão, não estava nos planos de Bruno Lage, mas a verdade é que o Benfica desperdiçou dois pontos num dos jogos teoricamente mais acessíveis até final do campeonato.

Os encarnados têm três partidas fora e duas em casa, sendo uma delas o encontro com o Sporting. Frente ao AFS, que luta pela manutenção, as águias são claramente favoritas, apesar de até terem perdido pontos na deslocação à Vila das Aves (1-1). O histórico frente ao Sporting já foi referido nos parágrafos acima, embora o jogo seja, naturalmente, de risco alto.

O calendário do Benfica
O calendário do BenficaFlashscore

No entanto, as três saídas são delicadas, especialmente as duas idas ao Minho. Esta jornada, o Benfica desloca-se a Guimarães, onde perdeu pontos nas últimas duas épocas, algo que contrariou a tendência histórica - 44 vitórias para os encarnados em casa do Vitória SC. 

Porém, a boa fase da equipa de Luís Freire (10 jogos consecutivos sem perder na Liga) serve de alerta para o Benfica, que vai depois à Amoreira, onde só perdeu uma vez, no longínquo ano de 1946, defrontar um Estoril que não atravessa o melhor momento da época - cinco pontos nas últimas seis jornadas.

Caso nada se resolva no dérbi, o Benfica poderá estar obrigado a vencer o SC Braga na Pedreira, sendo que a equipa de Carlos Carvalhal está a lutar pelo pódio com o FC Porto. O histórico das águias é claramente favorável (39 vitórias, 16 empates e 13 derrotas), mas nas últimas três épocas o Benfica perdeu duas vezes e apresenta uma diferença de golos negativa de 6-3 nas visitas aos arsenalistas para a Liga Portugal.

Risco de perda de pontos:

Vitória SC (F) - Elevado

AFS (C) - Baixo

Estoril Praia (F) - Baixo

Sporting (C) - Elevado

SC Braga (F) - Elevado