O Sorriso, quatro jogos depois: Famalicão vence Santa Clara

Klismahn perante a pressão de Justin de Haas
Klismahn perante a pressão de Justin de Haas Opta by Stats Perform/Profimedia

O Famalicão venceu este domingo o Santa Clara, por 0-1, em jogo da 18.ª jornada da Liga Portugal. Depois de quatro derrotas consecutivas, perante FC Porto, Benfica, Estrela da Amadora e Alverca, a formação de Hugo Oliveira saiu dos Açores com os três pontos, graças ao golo de Sorriso, aos 75 minutos.

Recorde as incidências da partida

Vasco Matos, treinador do Santa Clara, apostou em Frederico Venâncio e Adriano Firmino, nos lugares de Sidney Lima, castigado, e Djé Tavares, em relação ao onze que empatou com o Nacional (3-3). Do lado do Famalicão, Hugo Oliveira preteriu Léo Realpe, Joujou e Zabiri, apostando em Simon Elisor, Gil Dias e Ibrahima Ba, comparando com a equipa que perdeu (1-0) com o Alverca, na última jornada.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Mesmo a jogar fora, o Famalicão tentou controlar a partida mas a primeira ocasião de golo pertenceu ao Santa Clara, aos 8 minutos, com Gabriel Silva, em contra-ataque, a rematar contra Rafa Soares. Aos 19' foi Lucas Soares, de cabeça, a atirar por cima da baliza do Famalicão, antes de Gustavo Sá cair na área, aos 34', num lance que Márcio Torres mandou seguir.

Aos 37' Klismahn tentou o remate, mas sem qualquer perigo, numa primeira parte jogada a ritmo lento, com o Famalicão a ter mais bola mas sem nunca criar perigo junto à baliza açoriana.

Estatísticas da primeira parte
Estatísticas da primeira parteOpta by Stats Perform

Para a segunda parte Hugo Oliveira tirou Rafa Soares e lançou Pedro Bondo, mas foi o Santa Clara a criar a primeira ocasião, aos 49', com Gabriel Batista, com um grande passe, a isolar Gabriel Silva, que foi derrubado por Carevic dentro da grande área. Márcio Torres, porém, anulou uma evidente grande penalidade devido a fora de jogo do avançado dos açorianos.

Na resposta, aos 51 minutos, foi Gabriel Batista a negar o golo ao Famalicão, parando o cabeceamento de Gustavo Sá. Brilhou o guarda-redes do Santa Clara, seguiu-se o guardião ao Famalicão: Carevic, aos 58', conseguiu parar o cruzamento traiçoeiro de Klismahn, antes de Gabriel Silva, de fora da área, criar novo calafrio, aos 62'.

Aos 64 minutos Gustavo Sá teve tudo para marcar, com o remate de primeira a sair por cima, importunado por Luís Rocha, antes de alterações em ambas as equipas, aos 67': Vasco Matos lançou Diogo Calila, Pedro Ferreira e Brenner Lucas nos lugares de Paulo Víctor, Serginho e Vinícius Lopes, enquanto Hugo Oliveira apostou em Zabiri em vez de Elisor. Aos 74' o treinador do Santa Clara foi forçado a mexer pela quarta vez, perante a lesão de Henrique, apostando no reforço de inverno, Welinton Torrão.

E como uma má notícia nunca vem só, aos 75 minutos o Famalicão colocou-se na frente do marcador, com a defesa do Santa Clara a facilitar e a permitir que Rodrigo Pinheiro entrasse na área, pelo flanco direito, para cruzar e assistir Sorriso para o 0-1.

O Santa Clara reagiu de imediato, com Vasco Matos a tirar um médio, Adriano Firmino, para colocar um avançado, Elias Manoel, e com Pedro Ferreira, aos 79', a atirar a rasar o poste da baliza de Carevic. Aos 80' Zabiri rematou para defesa de Gabriel Batista e, aos 82 minutos, o Santa Clara ficou a centímetros do empate, com Elias Manoel a desviar um canto ao lado da baliza do Famalicão. Aos 84' Pedro Bondo, que tinha entrado ao intervalo, foi forçado a sair, devido a lesão, para a entrada de Gustavo García.

Perante a pressão final do Santa Clara, Hugo Oliveira alargou a defesa a cinco, com três centrais, apostando em Pedro Santos e Realpe nos lugares de Sorriso e Mathias de Amorim, para os seis minutos de compensação, onde, aos 90+2', Gabriel Silva rematou à barra da baliza de Carevic, e aos 90+6' cabeceou ao lado.

Com esta vitória, a abrir a segunda volta, o Famalicão sobe provisoriamente ao 7.º lugar, com 26 pontos, enquanto o Santa Clara mantém os 17 pontos, os mesmos que Nacional e Arouca.

Homem do jogo Flashscore: Sorriso (Famalicão)

Estatísticas finais e destaques individuais da partida
Estatísticas finais e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform