Recorde as incidências da partida
Vasco Matos, treinador do Santa Clara, apostou em Frederico Venâncio e Adriano Firmino, nos lugares de Sidney Lima, castigado, e Djé Tavares, em relação ao onze que empatou com o Nacional (3-3). Do lado do Famalicão, Hugo Oliveira preteriu Léo Realpe, Joujou e Zabiri, apostando em Simon Elisor, Gil Dias e Ibrahima Ba, comparando com a equipa que perdeu (1-0) com o Alverca, na última jornada.

Mesmo a jogar fora, o Famalicão tentou controlar a partida mas a primeira ocasião de golo pertenceu ao Santa Clara, aos 8 minutos, com Gabriel Silva, em contra-ataque, a rematar contra Rafa Soares. Aos 19' foi Lucas Soares, de cabeça, a atirar por cima da baliza do Famalicão, antes de Gustavo Sá cair na área, aos 34', num lance que Márcio Torres mandou seguir.
Aos 37' Klismahn tentou o remate, mas sem qualquer perigo, numa primeira parte jogada a ritmo lento, com o Famalicão a ter mais bola mas sem nunca criar perigo junto à baliza açoriana.

Para a segunda parte Hugo Oliveira tirou Rafa Soares e lançou Pedro Bondo, mas foi o Santa Clara a criar a primeira ocasião, aos 49', com Gabriel Batista, com um grande passe, a isolar Gabriel Silva, que foi derrubado por Carevic dentro da grande área. Márcio Torres, porém, anulou uma evidente grande penalidade devido a fora de jogo do avançado dos açorianos.
Na resposta, aos 51 minutos, foi Gabriel Batista a negar o golo ao Famalicão, parando o cabeceamento de Gustavo Sá. Brilhou o guarda-redes do Santa Clara, seguiu-se o guardião ao Famalicão: Carevic, aos 58', conseguiu parar o cruzamento traiçoeiro de Klismahn, antes de Gabriel Silva, de fora da área, criar novo calafrio, aos 62'.
Aos 64 minutos Gustavo Sá teve tudo para marcar, com o remate de primeira a sair por cima, importunado por Luís Rocha, antes de alterações em ambas as equipas, aos 67': Vasco Matos lançou Diogo Calila, Pedro Ferreira e Brenner Lucas nos lugares de Paulo Víctor, Serginho e Vinícius Lopes, enquanto Hugo Oliveira apostou em Zabiri em vez de Elisor. Aos 74' o treinador do Santa Clara foi forçado a mexer pela quarta vez, perante a lesão de Henrique, apostando no reforço de inverno, Welinton Torrão.
E como uma má notícia nunca vem só, aos 75 minutos o Famalicão colocou-se na frente do marcador, com a defesa do Santa Clara a facilitar e a permitir que Rodrigo Pinheiro entrasse na área, pelo flanco direito, para cruzar e assistir Sorriso para o 0-1.
O Santa Clara reagiu de imediato, com Vasco Matos a tirar um médio, Adriano Firmino, para colocar um avançado, Elias Manoel, e com Pedro Ferreira, aos 79', a atirar a rasar o poste da baliza de Carevic. Aos 80' Zabiri rematou para defesa de Gabriel Batista e, aos 82 minutos, o Santa Clara ficou a centímetros do empate, com Elias Manoel a desviar um canto ao lado da baliza do Famalicão. Aos 84' Pedro Bondo, que tinha entrado ao intervalo, foi forçado a sair, devido a lesão, para a entrada de Gustavo García.
Perante a pressão final do Santa Clara, Hugo Oliveira alargou a defesa a cinco, com três centrais, apostando em Pedro Santos e Realpe nos lugares de Sorriso e Mathias de Amorim, para os seis minutos de compensação, onde, aos 90+2', Gabriel Silva rematou à barra da baliza de Carevic, e aos 90+6' cabeceou ao lado.
Com esta vitória, a abrir a segunda volta, o Famalicão sobe provisoriamente ao 7.º lugar, com 26 pontos, enquanto o Santa Clara mantém os 17 pontos, os mesmos que Nacional e Arouca.
Homem do jogo Flashscore: Sorriso (Famalicão)

