Atualmente integrado na equipa de Juvenis, o jovem atleta cumpre a sua quinta temporada ao serviço das águias, sendo esta a segunda no futebol de formação. A formalização do vínculo profissional representa um momento marcante no seu percurso, e o próprio Afonso não escondeu a emoção: "É uma responsabilidade enorme, um orgulho, uma honra."
"A responsabilidade vai ter de aumentar, e os meus objetivos para este ano passam por ser campeão, continuar a trabalhar com afinco e ajudar os meus colegas", admitiu, em declarações à BTV.
Afonso iniciou o seu percurso desportivo no futsal, ao serviço do AC Ciências, tendo ingressado no futsal do Benfica em 2019. Permaneceu na modalidade até 2022, altura em que optou por transitar para o futebol de onze.
"Já experimentei o futsal, que, sinceramente, foi uma experiência muito agradável. Tenho ótimas memórias. Depois decidi experimentar o futebol, e acho que foi uma boa escolha. Está tudo a correr bem até agora, e isso é o mais importante", afirmou o jovem avançado.