"O Futebol Clube do Porto informa os seus Associados, Adeptos e Simpatizantes que o clube e o Diretor Desportivo Andoni Zubizarreta decidiram, de forma conjunta e amigável, encerrar a sua ligação contratual", pode ler-se no comunicado oficial dos dragões.
Zubizarreta, recorde-se, foi o nome escolhido por André Villas-Boas, logo na sua candidatura para a presidência do FC Porto, para liderar todos os departamentos relacionados com o futebol, fruto do trabalho que realizaram juntos no Marselha.
No entanto, a ausência de reforços de relevo no mercado de janeiro, em que o FC Porto viu sair Nico González e Galeno, deixaram o espanhol fragilizado, com a saída a suceder agora, na reta final do mercado de verão.
"A vasta experiência de Andoni Zubizarreta permitiu ao FC Porto estabelecer as bases de um projeto desportivo sólido, suscetível de se desenvolver e consolidar no futuro. Andoni Zubizarreta foi, também, figura central no processo de aquisição e venda de determinados atletas que permitiram não só reforçar o plantel atual do FC Porto como promover a sua sustentabilidade financeira", recordaram os dragões.
"Definidas as prioridades de ambas as partes para as próximas temporadas, entendeu-se que este seria o momento mais adequado para dar por concluída a relação entre ambas. O FC Porto deseja enaltecer o profissionalismo e a dedicação de Andoni Zubizarreta e deseja-lhe os maiores sucessos pessoais e profissionais no futuro", concluiu a nota oficial do FC Porto.