Há quase dois anos afastado dos relvados, após ter sofrido um ataque cardíaco, o avançado neerlandês anunciou o ponto final na carreira. Conta com uma passagem frutífera no Sporting.
Aos 36 anos, e há quase dois sem jogar, Bas Dost decidiu colocar um ponto final na carreira. O avançado neerlandês anunciou, esta sexta-feira, ao AD, que tinha pendurado as chuteiras.
Em outubro de 2023, Bas Dost colapsou durante o jogo da Eredivisie entre NEC Nijmegen e AZ Alkmaar. Acabou por ser reanimado e, após exames complementares, foi descoberta uma inflamação do músculo cardíaco que o obrigou a usar um pacemaker e colocar a carreira em suspenso.
O avançado não desistiu e em janeiro de 2024 ainda alimentava o sonho de voltar a pisar os relvados. Contudo, tomou agora a decisão de pendurar as chuteiras. “Não vou brincar com a minha vida. Pensei sobre o assunto durante duas semanas e tomei esta decisão”, desabafou ao AD.

Formado no Emmen, Bas Dost conta com uma passagem produtiva por Portugal. Contratado ao Wolfsburgo, o avançado jogou no Sporting entre 2016 e 2019, com 93 golos em 127 partidas. Conquistou ainda duas Taças da Liga e uma Taça de Portugal.
Depois de deixar em Alvalade, representou Eintracht Frankfurt, Club Brugge, Utrecht e NEC. Foi em Nijmegen onde acabou por pendurar as chuteiras.
Internacional neerlandês em 18 ocasiões, acabou por nunca representar os Países Baixos numa grande competição.