Conforme o Flashscore tinha informado, as águias ganharam a corrida pelo médio formado no Feirense, ao oferecer 12 milhões de euros, mais dois milhões por objetivos e ainda 20% de uma futura venda aos vimaranenses. O FC Porto e o Wolves também estavam interessados, mas a proposta de Rui Costa foi a mais vantajosa para os interesses dos conquistadores.
Manu Silva, de 23 anos, passou pela formação do União de Lamas e do Feirense, tendo se estreado pela equipa principal dos fogaceiros em 2021, então na Liga 2. Após cimentar a sua posição no emblema de Santa Maria da Feira, foi contratado pelo Vitória SC em 2023, para atuar na equipa B.
Médio polivalente, Manu afirmou-se definitivamente na equipa do Vitória SC em 2023/24, perfazendo cerca de 2200 minutos entre Campeonato Nacional, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Conferência, e marcou dois golos – frente ao Chaves, em 28 de outubro de 2023, e perante o Arouca, em 18 de maio de 2024.

Na presente temporada 2024/25 realizou, até à data da transferência para o Benfica, 28 jogos – repartidos por Liga Portugal, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Conferência –, e marcou quatro golos, três dos quais obtidos na Liga Conferência, outro foi diante do Gil Vicente, para o campeonato.
Nas suas redes sociais, o Vitória despediu-se de Manu Silva, agradecendo o percurso do médio na cidade-berço, que culminou com 58 encontros oficiais pelos vitorianos.
"Dois anos de uma bonita história. Obrigado por tudo, Manu", publicou o clube vimaranense.
O possante médio (1,89 metros) é o primeiro reforço assegurado neste mercado de inverno pelo Benfica, segundo classificado da Liga.